A Escola da Noite está a preparar a apresentação do espectáculo “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”, do dramaturgo romeno Matéi Visniec. A pouco mais de um mês da estreia, inicia no Teatro da Cerca de São Bernardo um programa de iniciativas que visa contextualizar a peça e fomentar a reflexão e o debate em torno dos principais temas que ela suscita. Três sessões de cinema, uma leitura, teatro filmado, um ensaio aberto seguido de debate e até concursos com perguntas de cultura geral são as propostas da companhia para as próximas semanas.
A peça remete-nos para o período do regime comunista na Roménia (1947-1989). Sérgio Penegaru (um escritor que se recusa a escrever “poemas patrióticos”) e outros três intelectuais, presos pela polícia política, convivem numa cela da tristemente célebre prisão de Sighet. Divertem-se, para espanto dos seus carcereiros, a representar “A Cantora Careca”, de Eugène Ionesco.
Como grande parte da obra de Visniec – autor inédito em Portugal mas com uma crescente projecção internacional –, “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres” é uma crítica mordaz mas bem-humorada aos regimes totalitários. Sem fugir à realidade concreta da ditadura que dominou a Roménia por mais de 40 anos, o autor utiliza o surrealismo e o absurdo para expor a velha e intemporal máxima sobre a realidade que ultrapassa a ficção.
Visniec dedica este texto a Eugène Ionesco, escritor romeno que é considerado (com Samuel Beckett) um dos fundadores do teatro do absurdo. Personagens de duas das suas peças mais famosas – “A Cantora Careca” e “A Lição” – irrompem mesmo na trama e reforçam o carácter surreal e cómico da obra. Sobre esta opção e a homenagem que quis fazer, Matéi Visniec não podia ser mais claro: “numa Roménia comunista onde o absurdo quotidiano rivalizava com o teatro do absurdo, descobri na verdade a liberdade absoluta e uma ferramenta extremamente eficaz de luta contra a opressão, a burrice e o dogmatismo ideológico”.
A ditadura e o absurdo
Na programação que definiu para antecipar a estreia deste espectáculo, A Escola da Noite valoriza duas linhas essenciais: a documentação do período comunista na Roménia (com a exibição dos filmes “Histórias da idade de ouro”, “Anfiteatros e Prisões” e “Auto-Biografia de Nicolae Ceausescu”) e a extensão da homenagem proposta pelo autor a Ionesco e ao teatro do absurdo, com a leitura de “A Cantora Careca” e a projecção do registo vídeo do espectáculo “As Lições”, que Ricardo Pais dirigiu para o Teatro Nacional de São João em 1998.
O programa conta com o apoio do Instituto Cultural Romeno e prevê ainda duas sessões de um concurso de cultura geral (a ter lugar no bar do teatro, com uma secção inspirada pela peça) e o debate após um ensaio aberto, organizado em parceria com a Associação de Profissionais de Serviço Social, no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de Dezembro).
À excepção do filme “Autobiografia de Nicolae Ceausescu”, todas as iniciativas têm entrada gratuita. Os detalhes de cada uma destas actividades podem ser consultados no blogue d’A Escola da Noite (http://weblog.aescoladanoite).
Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres
de Matéi Visniec
Programação complementar
TCSB, Coimbra – 20 de Novembro a 10 de Dezembro de 2014
CONCURSO
Quiz
inclui secção inspirada pelo espectáculo
“Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”
quinta-feira, 20 de Novembro, 21h30
bar do TCSB > participação gratuita
CINEMA
Histórias da Idade de Ouro
de Ioana Uricaru, Hanno Höffer, Razvan Marculescu, Constatin Popescu, Cristian Mungiu
Roménia, 2009, 144′
sexta-feira, 21 de Novembro, 21h30
entrada gratuita (oferta do Instituto Cultural Romeno)
LEITURA
A Cantora Careca
de Eugène Ionesco
pelo elenco de “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”
terça-feira, 25 de Novembro, 18h00
bar do TCSB > entrada gratuita
DOCUMENTÁRIO
Anfiteatros e Prisões
de Nicolae Margineanu
Roménia, 2010, 50′ > falado em inglês, legendas em francês
sexta-feira, 28 de Novembro, 21h30
entrada gratuita (oferta do Instituto Cultural Romeno)
TEATRO FILMADO
As Lições
a partir de “A Lição”, de Eugène Ionesco
pelo Teatro Nacional de São João (enc. Ricardo Pais, 1998)
terça-feira, 2 de Dezembro, 21h30
bar do TCSB > entrada gratuita
CONCURSO
Quiz
inclui secção inspirada pelo espectáculo
“Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”
quinta-feira, 4 de Dezembro, 21h30
bar do TCSB > bar do TCSB > participação gratuita
DOCUMENTÁRIO
Auto-biografia de Nicolae Ceausescu
de Andrei Ujica
Roménia, 2010, 180′
sexta-feira, 5 de Dezembro, 21h30
entrada: 2 Euros
ENSAIO ABERTO / DEBATE
Dia Internacional dos Direitos Humanos
quarta-feira, 10 de Dezembro, 18h00
org. Associação dos Profissionais de Serviço Social
entrada gratuita
informações e reservas: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt
Tags: A Cantora Careca, A lição, Andrei Ujica, Anfiteatros e prisões, As Lições, Associação dos Profissionais de Serviço Social, Auto-biografia de Nicolae Ceausescu, Cristian Mungiu, Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres, Eugène Ionesco, Histórias da Idade de Ouro, Instituto Cultural Romeno, Maté Visniec, Nicolae Margineanu, Quiz, Ricardo Pais, Teatro Nacional de São João