“A mulher como campo de batalha”: segunda semana de temporada em Coimbra

A Escola da Noite retoma esta semana a temporada de “A mulher como campo de batalha”, de Matéi Visniec. A mais recente criação da companhia está em cena de quinta a domingo, no Teatro da Cerca de São Bernardo.

(foto: Eduardo Pinto)

“A mulher como campo de batalha”, de Matéi Visniec, é a 70.ª criação d’A Escola da Noite. Com encenação de Sofia Lobo e as interpretações de Ana Teresa Santos e Paula Garcia, o espectáculo estreou no final de Outubro e volta agora a cena, para a segunda semana da temporada, entre 12 e 15 de Novembro, de quinta a domingo. A terceira e a quarta semanas da temporada em Coimbra estão previstas para os dias 26 de Novembro a 6 de Dezembro.
Com o título alternativo, proposto pelo próprio autor, de “Do sexo da mulher como campo de batalha na guerra da Bósnia”, a peça foi escrita em 1996 e constitui um pujante retrato da guerra e da forma particular como as mulheres são vítimas directas e indirectas da barbárie, nesta e em outras guerras.
Dorra, vítima de violação durante a guerra da Bósnia, conhece Kate, psicanalista norte-americana, já fora do território em que as atrocidades foram cometidas. A relação que se estabelece entre as duas personagens e as memórias de cada uma convocam-nos para uma reflexão sobre os nacionalismos, a xenofobia e a violência extrema, mas também sobre os clichês e os lugares-comuns que demasiadas vezes condicionam as relações entre as pessoas e os povos.

Novembro no TCSB
A programação de Novembro do Teatro da Cerca de São Bernardo inclui ainda a estreia do novo espectáculo da Marionet, “A Revolução dos Corpos Celestes” (19 a 22 de Novembro) e a apresentação em Coimbra da colectânea “Inéditas”, conjunto de peças de Abel Neves editado pela Húmus (28 de Novembro).
As datas e os horários destes espectáculos, que para já se mantém como foram anunciados, podem vir a ser alterados, em função das medidas de combate à propagação da Covid-19 que forem decretadas para o concelho de Coimbra.

Teatro da Cerca de São Bernardo
Programação de Novembro de 2020

TEATRO
A mulher como campo de batalha
de Matéi Visniec
A Escola da Noite
12 a 15 e 26 a 29 de Novembro de 2020
3 a 6 de Dezembro de 2020
quintas, 19h00; sextas e sábados, 21h30; domingos, 16h00
M/14 > 1h30′ > 5 a 10 €

TEATRO (ESTREIA)
A Revolução dos Corpos Celestes
Marionet
19 a 22 de Novembro de 2020
quinta a sábado, 21h30
domingo, 16h00
M/12 > 60′
Preços: 5 a 10 Euros

TEATRO | APRESENTAÇÃO DE LIVRO
Inéditas
de Abel Neves
com a presença do autor e leitura de excertos das peças pelo elenco d’A Escola da Noite
28 de Novembro de 2020
Sábado, 17h00
entrada gratuita
org. Edições Húmus / A Escola da Noite

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt
Bilhetes à venda no TCSB e na Ticketline

Covid-19 – Plano de Prevenção e Contingência do TCSB
De acordo com a Orientação da DGS 28/2020, de 28 de Maio, e o Plano de prevenção e contingência do TCSB, a lotação e a ocupação da sala estão condicionadas: os lugares são marcados e é respeitada a distância de uma cadeira entre cada lugar ocupado. É obrigatória a utilização de máscara no interior do Teatro e o cumprimento das demais condições de segurança indicadas à entrada do edifício.