Teatro de diversas formas no arranque da Programação de Fevereiro no TCSB

O Teatro da Cerca de São Bernardo abre a programação de Fevereiro com duas sessões do espectáculo “Pó e Batom”, do CENDREV; a apresentação do primeiro dos Cadernos da Tarrafo: “Tutano” e, na próxima semana, Ana Lázaro traz um texto da sua autoria ao Clube de Leitura Teatral. Nos Sábados para a Infância, Alex Lima dirige a oficina “Cantigas e brincadeiras do Brasil”.

Pó e Batom, pelo CENDREV (foto © Carolina Lecoq)

Pó e Batom com duas sessões em Coimbra
Depois de “Magnético”, o CENDREV volta ao TCSB com a sua última criação – Pó e Batom. Esta é uma fantasia lírica de Esther F Carrodeguas, a partir de duas conhecidas mulheres de Santiago de Compostela. Maruxa e Coralia Fandiño Ricart são duas irmãs que todos os dias cumprem escrupulosamente o mesmo ritual, saindo às duas em ponto para passear, vestidas e maquilhadas de forma garrida, repetindo percursos e enfrentando a cinzenta sociedade franquista que as marginaliza e maltrata, por serem de família republicana anarcossindicalista. Par inseparável que reinventa o sentido da vida, ora de forma cómica, ora ácida, resistindo e sobrevivendo em situação muito adversa. São galegas, mas reconhecemo-las em outros lugares e outros tempos, ao percorrermos a ponte que vai do particular ao universal, como pode acontecer quando temos nas mãos uma peça de teatro tão bela como esta.
Os bilhetes custam 10 Euros, sendo aplicável o desconto de meio bilhete a estudantes, desempregados/as, maiores de 65 anos, menores de 30 anos e profissionais e amadores de teatro e podem ser reservados pelos contactos habituais do Teatro ou comprados através da ticketline.

Cadernos da Tarrafo no TCSB
À falta de um lugar onde armazenar tudo o que, vindo à rede da Tarrafo, queira ser guardado, esta Associação Cultural constituída em Coimbra em 2011 decidiu criar os Cadernos da Tarrafo. Uma publicação que pretende afirmar-se como o espaço ideal para publicar as peças de teatro criadas para e por impulso da Tarrafo, mas não só. Para continuar a espalhar histórias de Coimbra e para Coimbra, mas não só. Para ser, enfim, a sede imperiódica e imprópria para todas as ideias cheias de propriedade à procura de um lugar onde se estender.
O TCSB acolhe a apresentação no número 1 desta colecção, já este sábado, às 16h00. Nesta sessão, vamos ao Tutano: inspirada pela obra de Diógenes, o Cínico, esta peça de Helder Wasterlain, produzida pela Tarrafo em 2021, cuja apresentação contará com a presença do dramaturgo e do posfaciador, João Maria André. A entrada é gratuita.

Cultura Popular Brasileira nos Sábados para a Infância
“Cantigas e brincadeiras do Brasil” é uma oficina prática em torno de danças, cantos, ritmos, brinquedos e brincadeiras provenientes da cultura popular brasileira.
Ao longo de uma hora, os/as participantes são convidados/as a dançarem “Cacuriá”, “Cirandas”, cantos de trabalho, brincadeiras de roda, entre outras. Terão ainda a oportunidade de construir um brinquedo popular.
A oficina está aberta a pessoas de todas as idades, a partir dos 5 anos. Os bilhetes podem ser reservados pelos contactos habituais do Teatro.

Clube de Leitura Teatral © Cláudia Morais

“A Revolução dos Insectos” no Clube de Leitura Teatral
Após a presença de Ana Lázaro na última oficina dos Sábados para a Infância: “À pesca de histórias”, a dramaturga regressa a Coimbra para dirigir a próxima sessão do Clube de Leitura Teatral, co-organizado com o TAGV, onde propõe trabalhar um dos textos da sua autoria, “A Revolução dos Insectos”, levado a cena pelo Teatro da Terra, em 2021. A sessão acontece na terça-feira, dia 6 de Fevereiro, pelas 18h30, com entrada gratuita, no TAGV.

Pó e Batom, de Esther F. Carrodeguas
CENDREV

2 e 3 de Fevereiro de 2024
sexta-feira, 19h00