TCSB: programação de Fevereiro

O mais recente espectáculo d’A Escola da Noite e o regresso do Teatro das Beiras e do Centro Dramático de Évora marcam a programação de Fevereiro do Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra. Um mês com muito teatro e as palavras de Bosco Brasil, Dario Fo e Karl Valentin. Já no dia 2, arranca a iniciativa “Flores de livro”, leitura de contos para a infância, que se mantém até Julho, todos os primeiros sábados de cada mês.

Miguel Lança e Igor Lebreaud, "Novas diretrizes em tempos de paz" (foto de ensaio de Eduardo Pinto)

Até 10 de Fevereiro, o público pode assistir a “Novas diretrizes em tempos de paz”, de Bosco Brasil – a história de um emigrante polaco que desembarca no porto do Rio de Janeiro, em busca de uma nova vida como agricultor, no final da II Guerra Mundial. No cais, é colocado perante Segismundo, um oficial da alfândega que desconfia das suas intenções. Sem o salvo-conduto assinado por Segismundo, Clausewitz será obrigado a voltar ao cargueiro e a seguir viagem. Para a obtenção desse salvo-conduto, Segismundo propõe um desafio ao estrangeiro, o que leva as duas personagens a confrontar as suas memórias: de um lado um actor que perdeu familiares e amigos, do outro um ex-torturador que sempre cumpriu ordens. O espectáculo começou a sua carreira em Coimbra em Janeiro, com duas ante-estreias e conversas com o autor da peça, incluindo um debate sobre o tema dos refugiados. Mantém-se em cena até ao segundo fim-de-semana do mês e a sua temporada inclui algumas sessões especiais para o público escolar.

“Pagar? Aqui ninguém paga!”

Da Covilhã, o Teatro das Beiras traz a sua última produção – “Pagar? Aqui ninguém paga!”, do dramaturgo italiano Dario Fo, distinguido com o Nobel da Literatura em 1997. Trata-se de uma nova versão da sua conhecida peça “Non si paga! Non si paga!”, de 1974, uma obra marcante pelo seu carácter interventivo e pela sua atenção às preocupações sociais e politicas que caracterizavam a sociedade europeia dos anos oitenta do século XX. Em tom de comédia, a obra fala-nos de cidadãos em ruptura inconsciente com as regras de civilidade instaladas e alerta para os perigos do ressurgimento do fascismo perante as debilidades da coesão e da estruturação social. Com tradução e encenação de Gil Salgueiro Nave, director artístico do Teatro das Beiras, o espectáculo é apresentado em Coimbra nos dias 14 e 15 de Fevereiro (quinta e sexta-feira).

“Vou ou não vou esta noite ao teatro?”

De Évora, pela mão do CENDREV, chega o humor desconcertante de outro autor europeu, Karl Valentin (1882-1948). Reconhecido como um dos maiores autores cómicos de sempre, Karl Valentin utiliza o ilógico, o absurdo e uma aparente falta de sentido como estratégia para denunciar e contrariar os padrões estabelecidos para a sua época, entre os quais a guerra. O CENDREV não tem dúvidas quanto à pertinência da sua dramaturgia na Europa dos nossos dias, “também hoje caótica”. “A insistência insistência na falta de lógica e na gratuitidade dos acontecimentos – afirma a companhia alentejana – deixa de ser um absurdo e passa a funcionar como um espelho crítico de uma realidade incómoda”. O espectáculo chama-se “Vou ou não vou esta noite ao teatro?” e tem interpretação de José Russo (que encena), Maria Marrafa e Rui Nuno. Sobe ao palco do TCSB nos dias 21 e 22 de Fevereiro (quinta e sexta-feira). Tal como o espectáculo do Teatro das Beiras, a mais recente produção do Centro Dramático de Évora vem a Coimbra no âmbito da Culturbe – uma rede de programação financiada pelo QREN, desenvolvida em parceria entre o TCSB, o Theatro Circo de Braga e o Teatro Garcia de Resende, em Évora.

“Flores de Livro”

Já amanhã, 2 de Fevereiro, começa o ciclo “Flores de Livro”, com leituras de contos para a infância, feita pela animadora sócio-educativa Cláudia Sousa. Dirigidas a crianças com mais de 4 anos, as leituras são complementadas com uma mostra e venda de livros para a infância.

campanhas e condições especiais

Para facilitar o acompanhamento de todas estas actividades por parte do público, A Escola da Noite mantém activas as várias campanhas lançadas em 2012: “Até ao próximo” (em cada espectáculo é oferecido um vale que dá direito a um bilhete gratuito na compra de outro para o espectáculo seguinte); assinaturas TCSB (cartões que dão direito a 5 ou a 11 entradas com descontos que chegam a ultrapassar os 50%); “Teatro na Baixa” (vales de 20% de desconto oferecidos em cerca de 40 lojas da baixa da cidade). Mantêm-se, além disso, os descontos normalmente praticados: quintas no teatro (preço único, com 50% de desconto) e condições especiais para estudantes, maiores de 65 anos, profissionais e amadores de teatro, entre outros.

FEVEREIRO NO TCSB

quinta a domingo, 01 a 10

quinta a sábado, 21h30; domingos, 16h00 – TEATRO

Novas diretrizes em tempos de paz, de Bosco Brasil