“Palhaço velho, precisa-se”: últimos espectáculos em Coimbra

A Escola da Noite apresenta entre 1 e 4 de Outubro as últimas sessões em Coimbra do seu mais recente espectáculo, “Palhaço velho, precisa-se”, de Matéi Visniec. Com encenação de António Augusto Barros, a peça pode ser vista de quinta a domingo, no Teatro da Cerca de São Bernardo. Já em preparação, com estreia marcada para o final do mês, está “Do sexo da mulher como campo de batalha na guerra da Bósnia”, do mesmo autor.

“Palhaço velho, precisa-se”. Foto: Eduardo Pinto

Palhaço velho, precisa-se
Estreado a 10 de Setembro, “Palhaço velho, precisa-se”, que conta com as interpretações de Igor Lebreaud, Miguel Magalhães e Ricardo Kalash, entra agora na sua quarta e última semana de apresentações em Coimbra. Entre 1 e 4 de Outubro, o espectáculo pode ser visto na quinta-feira (19h00, com o preço único de 5 Euros), na sexta ou no sábado (21h30) ou ainda na matiné de domingo, às 16h00.
A peça do dramaturgo romeno, escrita em 1986, mostra-nos três palhaços velhos e sem trabalho que se reencontram numa sala de espera para uma entrevista de emprego e precisam de provar que estão à altura da “oportunidade”. Num espaço apertado e claustrofóbico, perante uma porta que permanece fechada, os três antigos companheiros experimentam sensações contraditórias: a alegria de voltarem a estar juntos, o sabor agridoce das muitas memórias partilhadas e a amargura da competição a que foram obrigados, para poderem sobreviver. Como muitas das obras de Visniec, o texto conjuga humor (às vezes negro), tensão, perfídia e constantes oscilações de ritmo, num muito exigente trabalho de actores.
Tendo em conta a lotação limitada da sala e a boa procura que o espectáculo tem registado por parte do público, é recomendável a reserva ou a compra antecipada de bilhetes, através dos contactos habituais do TCSB ou pela internet, na página da ticketline.

“Lola Montés” encerra ciclo de cinema
A par da temporada deste espectáculo, A Escola da Noite organiza um ciclo de cinema dedicado à técnica do “clown” e à arte circense, que termina também esta semana. Depois de “I Clowns”, de Fellini, e de “The General”, de Buster Keaton, é exibido a 30 de Setembro (21h30), no grande écran do TCSB, “Lola Montés”, do realizador alemão Max Ophüls. Conhecido também pelas suas características técnicas (combinação CinemaScope e Technicolor), o filme, realizado em 1955, conta a história de Lola Montés (Martine Carol) uma bela artista circense do século XIX que ficou famosa pelos seus relacionamentos escandalosos com Franz List (Will Quadflieg) e Luís I da Baviera (Anton Walbrook). No final da sua carreira viria a ser atracção principal de um circo, nos Estados Unidos, onde representava os episódios da sua vida extravagante.

Continuando com Visniec
Já em preparação, com estreia marcada para 29 de Outubro, está a próxima criação d’A Escola da Noite, que completa o ciclo dedicado ao autor romeno Matéi Visniec. “Do sexo da mulher como campo de batalha na guerra da Bósnia” é encenada por Sofia Lobo e conta com as interpretações de Ana Teresa Santos e Paula Garcia. Constitui um pujante retrato da guerra e da forma particular como, nesta e em outras guerras, as mulheres são vítimas directas e indirectas da barbárie. Convoca-nos, inevitavelmente, para uma reflexão sobre os nacionalismos, a xenofobia e “os clichés, os lugares-comuns e as maldades” que demasiadas vezes marcam a relação dos indivíduos com “o outro”.

Coimbra
Teatro da Cerca de São Bernardo

Programação de 28 de Setembro a 4 de Outubro de 2020

TEATRO
Palhaço velho, precisa-se!
de Matéi Visniec
A Escola da Noite
até 4 de Outubro de 2020
quintas, 19h00; sextas e sábados, 21h30; domingos, 16h00
M/14 > 1h45, com intervalo
Preços: 5 a 10 Euros

CINEMA
LOLA MONTÉS, de Max Ophüls
1955 | Alemanha, França | 110′ | Comédia, Drama | M/12
com Martine Carol, Peter Ustinov, Anton Walbrook
30 de Setembro de 2020
Quarta-feira, 21:30
(filme falado francês com legendas em português)
Ciclo de cinema sobre clown e arte circense, associado à temporada de “Palhaço velho, precisa-se”
Preço único por sessão: 3 Euros

Bilhetes à venda no TCSB e na Ticketline e nos locais habituais

informações e reservas
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Covid-19 – Plano de Prevenção e Contingência do TCSB
De acordo com a Orientação da DGS 28/2020, de 28 de Maio, e o Plano de prevenção e contingência do TCSB, a lotação e a ocupação da sala estão condicionadas: os lugares são marcados e é respeitada a distância de uma cadeira entre cada lugar ocupado. É obrigatória a utilização de máscara no interior do Teatro e o cumprimento das demais condições de segurança indicadas à entrada do edifício.

Tags: ,

Leave a Reply

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.