Outubro, Novembro e Dezembro no TCSB

Outubro 1st, 2010

A diversidade de propostas marca uma vez mais a programação do TCSB neste trimestre: teatro, dança, cinema (ficção e documentário), formação artística, para além de um congresso e da apresentação de uma revista de poesia. Entre as mais de duas dezenas de iniciativas agendadas e as cerca de 50 sessões abertas ao público, dois momentos merecem particular destaque. Em primeiro lugar, o acolhimento da terceira residência artística do TCSB. De- pois do Teatro O Bando e de Vera Mantero, é agora a vez da coreógrafa Joana Providência partilhar com o público de Coimbra os elementos mais marcantes do seu percurso criativo, que ultrapassou recentemente os vinte anos. O programa inclui quatro espectáculos distintos (entre os quais “Mecanismos”, com o qual iniciou a sua carreira pro- fissional, e “A Menina do Mar”, a sua última criação acabada de estrear em Outubro), mas também a exibição de docu- mentários, conversas com o público e um workshop de dança contemporânea, que oferecemos à cidade, em parce- ria com a Bonifrates e o Curso de Estudos Artísticos.

Em segundo lugar,  A Escola da Noite estreia a sua quarta produção do ano, “Noite de Amores Efémeros”, de Paloma Pedrero. O espectáculo é marcado por três regressos: o da companhia à dramaturgia espanhola con- temporânea, o de Sofia Lobo à encenação, quatro anos depois de um inesquecível “PLAY Beckett”, e o de três jovens actrizes ao trabalho com A Escola da Noite: Cleia Almeida (“Profundo” e “Ensalada”, 2005), Neusa Rodrigues (“O Cerejal”, 2004) e Paula Garcia (“Jacques e o seu amo” e “Além as estrelas são a nossa casa”, 1999-2000).

Ainda no teatro, saudamos o regresso da Seiva Trupe a Coimbra, onde não vinha há vários anos. “Eu sou a minha própria mulher” é uma justíssima homenagem aos cinquenta anos de carreira de Júlio Cardoso, a que nos associamos com gosto.

O ciclo de cinema Fé?, o espectáculo com que o Loucomotiva celebra o centenário da República, a apresentação da revista de poesia Sítio e a apresentação do livro de Cláudia Galhós sobre Pina Bausch, entre outras propostas – ampliam as possibilidades de escolha e os motivos de interesse para que nos visite.

Contamos consigo!

workshop de dança contemporânea – inscrições abertas

Outubro 1st, 2010

Joana Providência

No âmbito da Residência Artística de Joana Providência que A Escola da Noite vai acolher no Teatro da Cerca de São Bernardo, entre 25 e 31 de Outubro, na qual será possível conhecer de perto alguns dos momentos mais significativos de um percurso criativo de mais de 20 anos, que articula as linguagens do teatro, da dança, da música e do video,  vai decorrer um workshop de dança contemporânea intitulado Consciencialização do corpo e composição coreográfica.

Consciencialização do corpo e composição coreográfica

workshop de dança contemporânea

Descrição: O workshop desenvolve-se em duas vertentes: por um lado, com o enquadramento da técnica de dança contemporânea, procura-se um trabalho de consciencialização do corpo, dos seus alinhamentos, das suas possibilidades e limites. Por outro lado, perspectiva-se um trabalho de composição coreográfica onde, a partir da análise de projectos realizados, se passa à exploração, improvisação e criação de uma sequência coreográfica a ser apresentada no final do workshop. A iniciativa ocorre no âmbito da Residência Artística de Joana Providência, organizada pel’A Escola da Noite / Teatro da Cerca de São Bernardo, e conta com o apoio da Bonifrates e do Curso de Estudos Artísticos da FLUC.

Destinatários: Jovens actores/actrizes; alunos/as do ensino artístico

Calendário: 25 a 29 de Outubro de 2010 (segunda a sexta), 17h00-20h00 (15 horas); 31 de Outubro de 2010 (domingo), 16h00-19h00 (apresentação do exercício)

Preço: 50,00 Euros (IVA incluído)

Local: Sala-estúdio da Bonifrates (Casa Municipal da Cultura): segunda a sexta; Teatro da Cerca de São Bernardo: domingo (apresentação final)

Inscrições: Envie a Ficha de Inscrição, disponível aqui, para isabelcampante@aescoladanoite.pt até ao dia 10 de Outubro.

As inscrições são limitadas até ao máximo de 15 participantes e são sujeitas a selecção mediante análise do perfil dos/as candidatos/as.

Fé?

Setembro 30th, 2010

Começa na próxima segunda-feira o ciclo de cinema Fé?, organizado pelo Observatório para a Política da Diversidade Cultural e Religiosa na Europa do Sul (POLICREDOS), do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em que serão apresentadas diversas visões sobre a fé (ou as fés) na sua relação com algumas das questões incontornáveis no estudo das sociedades contemporâneas: o poder, a sexualidade, a política, as identidades culturais. Os filmes serão comentados por investigadores do CES, após os quais será aberto o debate ao público.

Programa
4 de Outubro: Almodóvar, Pedro. Má Educação (2004)
Comentadora: Madalena Duarte

11 de Outubro: Akin, Fatih. A Esposa Turca (2004)
Comentadora: Silvia R. Maeso

18 de Outubro: Gavras, Costa. Amén. (2002)
Comentadora: Júlia Garraio

1 de Novembro: Mehta, Deepa. Água (2005)
Comentadora: Teresa Toldy

8 de Novembro: Mullan, Peter. As Irmãs de Maria Madalena (2002)
Comentadora: Adriana Bebiano

22 de Novembro: Pasolini, Pier Paolo. O Evangelho Segundo S. Mateus (1964)
Comentador: José Manuel Pureza

29 de Novembro: Jones, Terry. A Vida de Brian (1979)
Comentador: Eduardo Basto

6 de Dezembro: Lee, Spike. Malcolm X (1992)
Comentadora: Marta Araújo

As sessões são apresentadas no TCSBar e têm entrada gratuita, limitada à lotação do espaço.

“os sons it(n)rantes”

Setembro 28th, 2010

Kurt Schwitters - DR

Na próxima quarta, 29 de Setembro, pelas 21h30, A Escola da Noite acolhe a performance “os sons it(n)rantes” de Tiago Schwäbl, no foyer do Teatro da Cerca de São Bernardo.
“os sons it(n)rantes”, parte de uma obra de Kurt Schwitters, com recurso a elementos musicais, um vídeo e ainda uma acção sobre a escrita. Para além da concepção, Tiago Schwäbl participa com voz e flauta, Ana Paula Dantas e Manuel Portela com voz, Igor Silva com música electrónica e Laetitia Morais com video.
Esta performance é a apresentação pública de uma proposta construída no âmbito do Mestrado em Poesia e Poética da Faculdade de Letras e é mais uma das diversas colaborações que a companhia tem mantido com a Universidade de Coimbra, com destaque para as colaborações com os curso de Estudos Artísticos, Língua e Literatura Portuguesas e Jornalismo.
A entrada é livre, mediante levantamento de bilhete.

memórias do campo da morte lenta

Setembro 27th, 2010

Hoje à noite, na primeira sessão de “Conferências da Imprensa“, a convidada é Diana Andringa com o seu documentário sobre o Tarrafal, projectado na sala principal do Teatro da Cerca de São Bernardo e seguido de debate. A entrada é gratuita.

“Conferências da Imprensa é uma uma iniciativa da Secção de Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra,  que pretende promover a discussão pública sobre questões dos media, chamando todos os cidadãos, profissionais, alunos e professores a tomar parte num debate essencial da vida democrática contemporânea.

“Diana Andringa é uma das mais importantes repórteres portuguesas depois do fim da ditadura, em Abril de 1974, contra a qual se bateu e por ela chegou a estar presa.

Natural da província angolana de Lunda Norte, onde nasceu a 21 de Agosto de 1947, Diana Marina Dias Andringa iniciou os estudos superiores, em 1964, na Universidade de Lisboa. Um ano depois trocava o curso de Medicina pelo jornalismo, vindo a iniciar-se, profissionalmente, nos vespertinos, Diário Popular e Diário de Lisboa, do qual, aliás, viria muito mais tarde, no início dos anos 90, a ser sub-directora.

Em 1968 tornou-se redactora da revista Vida Mundial, da qual acabou por sair no âmbito de uma demissão colectiva. Ainda trabalhou como copyrighter numa agência de publicidade antes de ser presa pela PIDE em 1970. Em Setembro de 71 é libertada e regressa ao jornalismo. No ano seguinte, parte para França, onde acaba por cursar Sociologia na Universidade de Vincennes, Paris. Regressa em 1974, sendo novamente redactora da revista Vida Mundial. Em 1978, no mesmo ano em que produz, com Alfredo Caldeira, a série “Sol a Sol”, sobre trabalhadores portugueses que representavam diversas regiões do país, Diana Andringa entra para a Rádio e Televisão de Portugal, fixando-se na mesma até 2001.

Durante o período em que Diana Andringa esteve na RTP, trabalhou em programas como “Zoom”, “Grande Reportagem”, “Projectos Especiais” ou “Documentais e Eruditos”. E foi no âmbito do trabalho na área internacional que Diana Andringa realizou várias entrevistas com personalidades da literatura e da política como o escritor Jorge Luis Borges ou o antigo Secretário-Geral da ONU, Kurt Waldheim.”
Continue a ler sobre Diana Andringa  aqui.