Mostra Francisco Camacho, 3 a 13 de Novembro, no TCSB

Francisco Camacho (foto © Cláudio Marques)

Retomando o projecto das residências com criadores e estruturas artísticas com percursos relevantes nas artes cénicas, organizamos, com a EIRA, a Mostra Francisco Camacho, entre 3 e 13 de Novembro, no TCSB.

O programa dedicado ao bailarino e coreógrafo português começa com a inauguração da exposição 1982/2022 — À volta da dança: rastos e presenças, que reúne o histórico de 40 anos de carreira do artista, com fotografias, textos, material de divulgação e objectos cenográficos. Organizada em três núcleos, a exposição, que abre no dia 3 de Novembro, às 18h30, inclui ainda um conjunto de elementos relativos ao projeto “Viagem Sentimental”, do qual resulta o espectáculo Assemblage, que estreará em Coimbra, no TCSB, no âmbito desta Mostra, a 4 de Novembro (19h00).

Na segunda semana da Mostra, têm lugar um workshop para estudantes e profissionais de artes performativas, em horário pós-laboral (7 e 8 de Novembro, já esgotado) e a exibição de mais dois espectáculos: O Rei no Exílio — Remake (10 de Novembro, 19h00, antecedido pela exibição do filme “O Rei no Exílio”) e The Things We Carry (a 12 e 13 de Novembro, sábado e domingo, 21h30 e 16h00, respectivamente).

Os documentários “GUST — Os ensaios”, de Pedro Duarte, (que mostra o processo de criação do espectáculo “Gust”, estreado em 1997) e Dança sem idade, que estreia também nesta Mostra e foi impulsionado pelo espectáculo “VELH(A)S”, de 2019, são pretextos para dois debates. O primeiro acontece logo no dia da abertura da mostra, às 19h00, e conta com a participação de Francisco Camacho, de Fernando Matos Oliveira (TAGV) e de Armando Valente e de Vasco Neves (Citemor – Festival de Montemor-o-Velho). A moderação é feita por António Augusto Barros, director artístico d’A Escola da Noite e do TCSB. “Dança sem idade” é exibido no dia 11 de Novembro, também às 19h00, e é seguido de uma conversa com Francisco Camacho, Diego Lasio, Pia Kramer e Ana Cristina Santos.

O programa da Mostra cruza-se com os Sábados para a Infância em dois momentos. No dia 5, a EIRA propõe uma visita guiada para as famílias à exposição patente no foyer do Teatro; no dia 12, o baterista e compositor turco Berke Can Özcan, um dos intérpretes/criadores do espetáculo “The Things We Carry”, dirige uma oficina de construção de instrumentos musicais a partir de objectos do quotidiano. A oficina destina-se a crianças a partir dos 10 anos.

Consulte aqui o programa completo.