HOJE: Francisco Camacho estreia “Assemblage” no TCSB e A Escola da Noite apresenta “Aqui, onde acaba a estrada” em Évora

“Assemblage” (foto © João Duarte)

Hoje é dia de estreia no Teatro da Cerca de São Bernardo. Francisco Camacho estreia em Coimbra “Assemblage”, espectáculo criado na sequência do projecto “Viagem Sentimental”, que vem desenvolvendo desde 2017. A apresentação desta nova criação é um dos pontos altos da Mostra Francisco Camacho, co-organizada pel’A Escola da Noite e pela EIRA, que decorre no TCSB até 13 de Novembro.

Com direcção artística e coreografia de Francisco Camacho e a interpretação de António Torres, Beatriz Marques Dias, Donatella Cabras e do próprio coreógrafo, “Assemblage” tem origem no projecto “Viagem Sentimental”, iniciado em 2017. Em “Viagem Sentimental” – adianta a EIRA, estrutura criada e dirigida por Francisco Camacho – “o coreógrafo trabalha numa zona geográfica delimitada, visitando pontos de interesse e conversando com pessoas conhecedoras da história, dos hábitos e da cultura locais. Com base nesses elementos, cria um espectáculo sempre diferente, em que por vezes é acompanhado por participantes locais.” O espectáculo que agora estreia “parte do vasto material coreográfico que o artista acumulou nas viagens, partilhando-o com um grupo de intérpretes de gerações, culturas e práticas muito distintas. A revisitação desses elementos de dança pelo grupo não pretende apagar o seu lugar de pertença original, mas sim reconfigurá-los numa escrita coreográfica que abre novas possibilidades de sentido” – explica-se na nota de apresentação de “Assemblage”. Entre as questões abordadas pelo espectáculo, que constituem a “matriz” de todo o projecto, incluem-se “a tensão entre tradição e modernidade, a gentrificação crescente das cidades, a migração e o cuidar de si, oscilando entre a perspectiva crítica e a oportunidade para o humor, sem perder de vista a evocação dos pequenos prazeres e a vontade de andar avante”.
A estreia tem lugar esta sexta-feira, 4 de Novembro, às 19h00. Uma segunda sessão é apresentada no sábado, dia 5 de Novembro, pelas 21h30. O espectáculo é uma co-produção EIRA / Teatro da Cerca de São Bernardo, criada no âmbito da Rede de Teatros e Cine-teatros Portugueses.

DANÇA | ESTREIA
Assemblage
FRANCISCO CAMACHO

4 e 5 de Novembro de 2022
sexta-feira, 19h00, sábado, 21h30
> M/6 > 90 min > 5 a 10 €
org. EIRA / TCSB — Mostra Francisco Camacho

239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt
bilheteira online

“Aqui, onde acaba a estrada” (foto © Eduardo Pinto)

Em simultâneo com a estreia em Coimbra da nova criação de Francisco Camacho, A Escola da Noite rumou a Évora, onde apresenta, no Teatro Garcia de Resende e a convite do Cendrev, duas sessões do seu mais recente espectáculo – “Aqui, onde acaba a estrada”, com texto e encenação de Igor Lebreaud. As apresentações têm lugar a 4 e 5 de Novembro (sexta e sábado), sempre às 19h00.
A 73.ª produção d’A Escola da Noite fala-nos de uma família que há gerações foge da guerra e que chega, por fim, ao local onde a estrada termina: “aí ergue-se o Portão, para lá do qual se encontra a promessa de um mundo melhor. Para poderem entrar, contudo, terão de renunciar à língua que falam, às roupas que trazem e à caixa que, durante anos, arrastaram pelo mundo”. Sem referências espaciais ou temporais concretas, a peça propõe-nos uma reflexão sobre as condições em que tantos milhões de pessoas são forçadas a migrar, em consequência de guerras, perseguições, condições climatéricas ou carências económicas.
O espectáculo assinala a estreia na escrita teatral e na encenação do actor Igor Lebreaud e conta com as interpretações de Ana Teresa Santos, Hugo Inácio, Margarida Dias, Miguel Magalhães e Ricardo Kalash. A ficha artística conta ainda com a cenografia de João Mendes Ribeiro, os figurinos e adereços de Ana Rosa Assunção, o desenho de luz de Danilo Pinto e a sonoplastia de Zé Diogo.
Os bilhetes podem ser comprados através da BOL ou reservados pelos contactos habituais do Teatro Garcia de Resende: 266 703 112 / geral@cendrev.com.
Depois de Évora, o espectáculo seguirá para a Covilhã, onde encerrará o Festival de Teatro organizado pelo Teatro das Beiras, a 18 de Novembro, sexta-feira, pelas 21h30.

Aqui, onde acaba a estrada
de Igor Lebreaud
A Escola da Noite