HOJE: Sónia Barbosa traz peça de Eduardo de Filippo ao Clube de Leitura Teatral

Sónia Barbosa

A sessão de Dezembro do Clube de Leitura Teatral é dirigida pela actriz e encenadora Sónia Barbosa e acontece hoje, terça-feira 6 de Dezembro, pelas 18h30, na Sala Brincante da Cena Lusófona, com entrada gratuita.
A peça escolhida chama-se “Sábado, Domingo e Segunda” e foi escrita em 1959 pelo dramaturgo italiano Eduardo De Filippo. O texto é uma história familiar, contada com a metáfora culinária do ritual napolitano, que em tantas coisas se liga a diversos aspectos da vida: a importância das relações familiares, a importância da comida e das tradições, o peso das relações sociais.

Talvez por eu ter conhecido bem Nápoles (cheguei a viver um período de vários meses nesta cidade), e ter convivido muito de perto com napolitanos, toda a atmosfera, os temas e a linguagem de Eduardo tornaram-se, para mim, próximos e muito queridos. Penso que acabei por senti-lo um pouco como os napolitanos o sentem: um de nós. Alguém que nos compreende profundamente, que nos conhece, que não nos julga, e principalmente alguém que tem um enorme respeito e admiração pelo povo napolitano (as pessoas dos bassifondi, dos bairros populares, das classes mais baixas e operárias).

Será delicioso voltar a ele para uma leitura que, espero, nos fará embrenhar no universo de Eduardo e nos despertará, seguramente, curiosidade pela sua obra (no caso de ainda não terem tido o prazer de a encontrar).

TEATRO | LEITURA
“Sábado, Domingo e Segunda”, de Eduardo de Filippo
dir. Sónia Barbosa

CLUBE DE LEITURA TEATRAL
6 de Dezembro de 2022
terça-feira, 18h30
Sala Brincante da Cena Lusófona
> 90 min > entrada gratuita
org. TAGV / A Escola da Noite

Sónia Barbosa é actriz, encenadora e docente. Completou a licenciatura em Teatro – Interpretação em 1999 na ESMAE, no Porto. Entre 2002 e 2009, viveu em Roma, Itália, onde trabalhou como actriz em inúmeros projectos teatrais em língua italiana. Em 2009 regressa a Portugal, fixando-se na cidade de Viseu. Continua a dedicar-se ao teatro enquanto actriz, mas agora junta-lhe também a dimensão do ensino e da criação/encenação. Funda a associação Ritual de Domingo em 2016, que dirige em conjunto com Cristóvão Cunha. É docente na área do teatro na ESEV e na Escola Lugar Presente e Artista Associada do Teatro Viriato desde 2011, onde coordena desde 2018 o projecto “Noite Fora – leituras e conversas sobre teatro”. Em 2020 concluiu o Doutoramento em Estudos de Teatro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Eduardo De Filippo nasceu em Nápoles em 1900. Começou a representar ainda em criança e em 1932 criou uma companhia de teatro com o seu irmão Peppino e a sua irmã Titina, chamada “Compagnia del Teatro Umoristico I De Filippo”. Depois da segunda guerra mundial, em 1948, comprou o Teatro S. Ferdinando, em Nápoles, que seria inaugurado em 1954. Participou como actor em diversos filmes, incluindo “O ouro de Nápoles”, de Vittorio De Sica, com Totó e Sophia Loren, em 1954. Escreveu perto de trinta peças de teatro. Em 1973, a montagem de “Sábado, Domingo e Segunda”, dirigida por Franco Zeffirelli no Teatro Nacional de Londres, com Joan Plowright, Frank Finlay e Laurence Olivier no elenco, venceu o Prémio da Crítica Teatral de Londres.