CABARET VIAN – Recital, este fim-de-semana no TCSB

CABARET VIAN – Recital
No âmbito das comemorações dos 30 anos d’A Escola da Noite, que decorrem entre Março de 2022 e Março de 2023, chegou a hora da festa. Sob a direcção musical de Jorri e Luís Pedro Madeira, parceiros musicais da companhia em vários momentos inesquecíveis, um grupo de músicos da cidade (Gonçalo Parreirão, Ismael Silva, João Mortágua, Raquel Ralha e Vânia Couto) transforma-se na banda residente do Cabaret Vian, que é inaugurado esta sexta-feira, dia 9 de Dezembro, em pleno palco do TCSB.
No palco e entre as mesas, esta luxuosa equipa junta-se ao elenco permanente d’A Escola da Noite (Ana Teresa Santos, Igor Lebreaud, Miguel Magalhães e Ricardo Kalash) para interpretar uma selecção de canções e poemas do escritor francês Boris Vian (1920-1959). O guião e direcção cénica são de António Augusto Barros, co-fundador e director artístico d’A Escola da Noite, que, ainda no TEUC, nos anos 80 do século XX, escreveu e co-encenou o espectáculo “Borisvilândia”, a partir do mesmo autor.

Repartido em três “sets” como num clube de jazz, o alinhamento inclui alguns dos mais célebres poemas e canções de Vian e fragmentos dos romances “A espuma dos dias” e “O arranca corações” e do conto “As formigas”. A escolha proporciona uma visão abrangente das principais linhas que caracterizam a obra do escritor, nos temas e na forma: o amor, o humor (muitas vezes negro ou sarcástico), a ironia, o lugar da arte, o gosto pela liberdade (a começar pela liberdade de criação e de invenção de palavras, seres vivos e artefactos), o exercício da insubmissão, o inconformismo, a denúncia do capitalismo e – sempre – a recusa do militarismo. Como consequência inevitável, e a todo o tempo, Vian propõe reflexões e expõe perplexidades em torno da relação do indivíduo com a comunidade e com as normas e estruturas sociais que em nome desta são criadas e impostas.

TEATRO | MÚSICA (ESTREIA)
Cabaret Vian – Recital
A ESCOLA DA NOITE

9 a 11 de Dezembro de 2022