Estreia na quinta-feira: “O Homem do Caminho”, de Plínio Marcos

Será sempre em praças sem liberdade,
em jardins sem flores,
debaixo do céu sem estrelas,
à beira de córregos por onde escoa a merda,
que devemos armar nossa poesia.

Plínio Marcos, conto “Sempre em frente”

“O Homem do Caminho” (fotografia de ensaio © Eduardo Pinto)

A Escola da Noite e a Quinta Parede estreiam esta quinta-feira, em co-produção, “O Homem do Caminho”, de Plínio Marcos, com encenação de José Caldas. A peça é uma parábola que celebra a liberdade de expressão e apela ao desassossego e à inquietação, contra a paz podre dos “homens-pregos”.
Faça-nos companhia!

Escrito originalmente sob a forma de conto, em 1987, e posteriormente adaptado para monólogo, o texto é inspirado pelo universo circense e pela cultura cigana, com os quais Plínio conviveu de perto no início da sua carreira, nos seus tempos de palhaço Frajola.
Iur – a personagem única da peça – é um dos homens do caminho: anda sem termo, não teme fazer frente ao mistério e conta-nos esta história na primeira pessoa. Tem três nomes, um dos quais é desconhecido pelo próprio Iur. Essa condição é uma forma de enganar a morte: quando chegar a sua vez, ele não vai escutar o chamamento. Declara que um saltimbanco reúne três grandes artes: contar histórias, ser mestre de enganos e o sexo. Estas artes nómadas são apresentadas como um acto de libertação dos seus públicos – os homens “fixos”, associados a uma vida rígida, burocrática e repressiva, movidos pela posse e pela ganância; e as mulheres, contidas, silenciosas e presas às vidas “secas”, ao lado dos “homens-pregos”.
As histórias de Iur, que neste espectáculo são desdobradas nas várias vozes das suas personagens, oferecem uma reflexão sobre poder, egoísmo, manipulação, luta de classes e o sentido da existência humana, no limbo entre a liberdade e as amarras que a condicionam ou oprimem. No “Português amplo” que caracteriza a sua escrita (e que serviu de argumento para reiteradas proibições às mãos da censura brasileira), Plínio Marcos denuncia ainda os preconceitos e as discriminações que marcam a vida em sociedade, em particular sobre as mulheres e sobre grupos minoritários.

TRÊS SEMANAS, DE QUARTA A DOMINGO
O espectáculo é a terceira peça de Plínio Marcos apresentada pel’A Escola da Noite e conta com a adaptação e a encenação de José Caldas (que em 1998 dirigiu “A Serpente”, de Nelson Rodrigues). A interpretação está a cargo de Allex Miranda, do próprio José Caldas e ainda de Juliana Roseiro. O encenador partilha as autorias do espaço cénico (com Ana Rosa Assunção, responsável pelos figurinos), da música (com Allex Miranda) e do desenho de luz (com Danilo Pinto).
Com estreia marcada para a próxima quinta-feira, dia 1 de Junho, “O Homem do Caminho”, co-produção entre A Escola da Noite e a Quinta Parede, estará em cena no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, até 18 de Junho, com sessões às quartas e quintas-feiras (19h00), às sextas e sábados (21h30) e aos domingos (16h00). É recomendado para maiores de 16 anos e tem a duração de 60 minutos.
Os bilhetes podem ser reservados pelos contactos habituais do TCSB (239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt) ou comprados através da ticketline. O preço da entrada é 10 Euros, sendo aplicável o desconto de meio bilhete a menores de 30 e a maiores de 65 anos, estudantes, desempregados/as, profissionais e amadores/as de teatro e às quintas-feiras (preço único).

Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo
1 a 18 de Junho de 2023
quartas e quintas-feiras, 19h00
sextas-feiras e sábados, 21h30