esta semana, no TCSB e em Castelo Branco

Vem aí uma semana cheia de coisas boas! No TCSB, há “Flores de Livro” para as crianças e as duas últimas sessões de “Ego”, da marionet. O “Auto dos Físicos” volta à estrada e chega na quinta-feira a Castelo Branco. E festejamos, claro, o 25 de Abril, de novo na melhor companhia possível: no dia 24 à noite estaremos com a Bonifrates no Ateneu de Coimbra, a ajudar a queimar o fascismo.

Faça-nos companhia!

fdl201409

Cláudia Sousa, “Flores de Livro”

“Flores de Livro”
Cláudia Sousa volta esta semana ao bar do TCSB para a sessão mensal de “Flores de Livro”. À semelhança do que fez no ano passado, está a preparar uma sessão especial dedicada ao 25 de Abril. Matilde Rosa Araújo, João Pedro Mésseder e Francisco Duarte Mangas são apenas alguns dos autores das histórias que escolheu para este sábado, publicadas em livros com ilustrações de Alan Corbel, fotografias de Augusto Cabrita, entre outros.
O projecto “Flores de Livro” acontece mensalmente desde Janeiro de 2013. No último sábado de cada mês, Cláudia Sousa traz ao Teatro da Cerca de São Bernardo a sua mala dos livros e conta aos mais pequenos um conjunto de histórias escritas a pensar neles. Para além de estimular a criatividade e a imaginação dos seus pequenos ouvintes, a iniciativa tem como objectivo criar o gosto pela leitura e a familiaridade com o livro enquanto objecto.
O ambiente calmo e de grande proximidade proporcionado pelo bar do Teatro contribui para a riqueza da experiência. No final de cada sessão, as crianças são convidadas a manusear os livros que foram lidos e a fazer os seus próprios desenhos, inspirados pelas histórias que acabaram de ouvir. Podem ainda requisitar alguns dos livros trazidos pela animadora e levá-los para casa até à sessão seguinte.

“Ego”: últimos espectáculos
O fim-de-semana no TCSB inclui ainda as duas últimas sessões do espectáculo “Ego”, de Carl Djerassi, apresentado pela marionet. Estreada na passada sexta-feira, a peça trata a forma como um escritor, Stephen Marx, finge a sua morte para poder observar a reacção dos leitores e dos críticos. A inspiração – assume o próprio Djerassi – vem de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos.

Joana Macias, "Ego" (foto: Francisca Moreira)

Joana Macias, “Ego” (foto: Francisca Moreira)

Carl Djerassi tornou-se uma personalidade influente no mundo da ciência pelo papel fundamental que teve na invenção da pílula anti-concepcional feminina nos anos 60 do século XX. Nos últimos anos da sua vida (faleceu em Janeiro deste ano), dedicou-se à escrita de ficção e peças teatrais. Tinha uma grande vontade de ver esta peça apresentada em Portugal e comissionou a montagem do espectáculo à companhia marionet, que em 2011 havia apresentado um outro texto seu – “Cálculo”.
“Ego” tem no elenco Filipe Eusébio, Joana Macias e Mário Montenegro (que assina igualmente a tradução e a encenação) e conta com a cenografia de Pedro Andrade, o desenho de luz de Mafalda Oliveira e a banda sonora original de Marcelo dos Reis. Pode ser visto no TCSB no sábado à noite (21h30) ou no domingo à tarde (16h00).

A Escola da Noite em digressão
Ao mesmo tempo, retomamos a digressão nacional do “Auto dos Físicos”, de Gil Vicente. O espectáculo é uma co-produção com a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e estreou em Coimbra em Setembro de 2014. No tom cómico que caracteriza grande parte da obra vicentina, a farsa apresenta-nos um padre que “morre” de um amor não correspondido e quatro médicos (os “físicos”) que o visitam, à vez, sugerindo estapafúrdios remédios. O espectáculo será apresentado no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco na quinta-feira, dia 23 de Abril. Estão agendadas duas sessões: às 14h30 para escolas e às 21h30 para o público em geral. Os bilhetes custam 5 Euros e, à semelhança do que tem acontecido noutras cidades, há uma campanha especial para médicos: na compra de um bilhete têm direito a outro.

cartaz

O 25 de Abril
Ainda esta semana, juntamo-nos às comemorações do 25 de Abril. Cumprindo o que já começa a ser uma bela tradição, estamos a preparar com a Bonifrates um recital de poesia para apresentar na grande festa do Ateneu de Coimbra, a partir das 22h00 de dia 24. É sempre uma alegria queimar o fascismo na Sé Velha.
No sábado, dia 25, saímos à rua e ajudamos a montar o palco no Pátio da Inquisição, onde termina a grande manifestação popular – “O povo na rua em luta por Abril”!
Faça-nos companhia!

TCSB – PROGRAMAÇÃO
20 a 26 de Abril

LEITURA DE CONTOS PARA A INFÂNCIA
Flores de Livro
por Cláudia Sousa
sábado, 11h00
Bar do TCSB > M/4 > 60′
preços: 3 Euros (individual); 5 Euros (criança + acompanhante)

Ego
de Carl Djerassi
pela marionet
25 e 26 de Abril
sábado, 21h30 > domingo, 16h00
M/16 > 120′
preços: 10,00 (bilhete normal); 6,00 (estudantes, jovens, M/65 anos, profissionais e amadores de teatro, profissionais de ciência);
5,00 (quintas-feiras, entidades protocoladas com o TCSB, grupos de 10 ou mais pessoas)

A ESCOLA DA NOITE EM DIGRESSÃO

Auto dos Físicos
de Gil Vicente