Ego | Marionet

cartazego2finalcrop

TEATRO
Ego
de Carl Djerassi
pela marionet

O cientista e escritor Carl Djerassi, recentemente falecido, comissionou à marionet a produção em Portugal da sua peça “EGO”, que será estreada no dia 8 de Abril, no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra.

Djerassi tornou-se uma personalidade influente no mundo da ciência pelo papel fundamental que teve na invenção da pílula anti-concepcional feminina nos anos 60 do século XX, tendo-se dedicado nos últimos anos à escrita de ficção e peças teatrais.

Uma dessas peças, Cálculo, que retrata a disputa entre Isaac Newton e Gottfried Leibniz, sobre quem primeiro inventara o cálculo (equações diferenciais e integrais), foi também já levada à cena pela marionet, em 2011, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. O livro “Cálculo”, de Carl Djerassi, foi simultaneamente lançado em Portugal, numa edição da Imprensa da Universidade de Coimbra, podendo contar com uma sessão de autógrafos com o autor.

O texto de “Ego”, a primeira peça de Djerassi considerada “não-científica”, teve como base a obra “Marx Deceased”, do próprio Djerassi, e foi traduzido para língua portuguesa por Mário Montenegro, o director da companhia marionet. A peça trata a forma como um escritor, Stephen Marx, fingiu a sua própria morte de modo a poder observar a reacção e crítica de leitores e críticos, e teve como inspiração, assumida por Carl Djerassi, Fernando Pessoa e os seus heterónimos.

texto Carl Djerassi discussão e ideias Filipe Eusébio, Joana Macias, Mário Montenegro, Teresa Girão encenação e tradução Mário Montenegro interpretação Filipe Eusébio, Joana Macias, Mário Montenegro espaço cenográfico, figurinos, adereços e imagem Pedro Andrade banda sonora original Marcelo dos Reis iluminação e direcção técnica Mafalda Oliveira fotografia de cena Francisca Moreira penteados Carlos Gago – Ilídio Design produção executiva Teresa Girão

Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo

NOVAS DATAS:

17, 18, 19, 25 e 26 de Abril
sexta e sábados, 21h30 > domingos, 16h00
M/16 > 120′

preços: 10,00 (bilhete normal); 6,00 (estudantes, jovens, M/65 anos, profissionais e amadores de teatro, profissionais de ciência); 5,00 (quintas-feiras, entidades protocoladas com o TCSB, grupos de 10 ou mais pessoas)

PROGRAMAÇÃO ASSOCIADA

CONVERSA
a influência da obra e heteronímia de Fernando Pessoa na peça “Ego”
com António Apolinário Lourenço (professor FLUC) e José Luís Pio Abreu (psiquiatra, professor FMUC)

19 de Abril
domingo, 18h00
bar do TCSB > entrada gratuita

 

CONVERSA
A obra dramática do químico e escritor Carl Djerassi
com Júlio Cardoso (actor e encenador / Seiva Trupe) e Manuel João Monte (professor e investigador de Química da Universidade do Porto)

26 de Abril
domingo, 18h00
bar do TCSB > entrada gratuita

informações e reservas
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Nota (15/04/2015):

A estreia deste espectáculo esteve inicialmente prevista para 8 de Abril, tendo sido adiada para dia 17 por motivos de força maior.

Nota (24/04/2015):

Adicionada a segunda conversa após o espectáculo, com Júlio Cardoso e Manuel João Monte

Leave a Reply

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.