O espectáculo “Cubo”, do CITAC, abre a programação de Maio do Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra. O Festival de Cinema de Animação “Monstra”, o regresso da ACTA e novas propostas para a infância marcam também o mês, que termina com uma nova temporada da mais recente criação d’A Escola da Noite: “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”, de Matéi Visniec.
Desde que A Escola da Noite assumiu a programação do TCSB, o teatro universitário da cidade tem tido aí um dos palcos privilegiados para a apresentação do seu trabalho. Depois do TEUC e do GEFAC, que já estrearam espectáculos e fizeram temporadas nesta sala, é agora a vez do CITAC – Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra. Entre 1 e 3 de Maio (sexta a domingo), o grupo apresenta “Cubo”, uma criação colectiva com direcção artística da actriz e encenadora Paula Diogo, co-fundadora do Teatro Praga.
Com a habitual linguagem experimental que caracteriza o CITAC, “Cubo” propõe uma reflexão sobre as grandes questões da humanidade. “Neste Mundo caótico em que vivemos pareceu-nos fazer sentido reflectir sobre o início de tudo isto. Onde é que começou? Onde é que começámos? Como começámos? E se começássemos de novo seria diferente? Ou inevitavelmente igual?”, escreve Paula Diogo numa nota sobre o processo de criação artística que dirigiu.
Cinema de animação: “Monstra à Solta”
Entre 5 e 9 de Maio, o ecrã do Teatro volta a descer, desta vez para acolher a itinerância nacional do Monstra – Festival de Animação de Lisboa. Ao longo de três dias e seis sessões, o público de Coimbra terá a rara oportunidade de conhecer alguns dos melhores filmes de animação do mundo inteiro. O programa inclui perto de 50 filmes, distribuídos por duas sessões competitivas, duas longas metragens (terça e quarta-feira) e ainda duas sessões especialmente dirigidas às crianças e às famílias (sábado, 9 de Maio).
O acolhimento em Coimbra deste festival resulta de uma parceria entre A Escola da Noite e a organização do Monstra (que decorreu em Lisboa entre 12 e 22 de Março). Entre os filmes seleccionados para esta mostra está o vencedor do Prémio Melhor Longa Metragem – Grande Prémio RTP – “O Conto da Princesa Kaguya”, de Isao Takahata (Japão, 2013) – e a curta-metragem “Os Prisioneiros”, de Margarida Oliveira (Portugal, 2014), distinguida com uma menção honrosa entre a programação portuguesa.
Os bilhetes já podem ser reservados ou comprados no TCSB e custam entre 1 e 4 Euros (crianças e público em geral, respectivamente).
Sábados para a infância
As manhãs de sábado continuam a ser dedicadas aos mais novos no Teatro da Cerca de São Bernardo. Em Maio, há cinco propostas, em cinco áreas artísticas diferentes – música, cinema, teatro, dança e literatura.
Para além das sessões do “Monstra à Solta” (9 de Maio), A Escola da Noite oferece às crianças da cidade a possibilidade de assistirem a “Costurar cantigas e histórias da nossa memória”, pelo Taleguinho (2 de Maio); de participarem na oficina “um Ser brincante”, dirigida pela actriz brasileira Paula Nicolau Oliveira (16 de Maio); de experimentarem dança criativa, numa oficina dirigida pela bailarina e coreógrafa Leonor Barata (23 de Maio); e, claro, de se maravilharem com as histórias escolhidas e lidas por Cláudia Sousa, na habitual sessão mensal de “Flores de Livro” (30 de Maio).
O regresso de “Da sensação de elasticidade…”
A segunda metade do mês traz mais teatro ao TCSB. Logo no dia 14, a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve regressa a Coimbra com uma das suas mais recentes produções: “Nossa Senhora da Açoteia”, um texto escrito pelo dramatugo português Luis Campião, interpretado a solo pelo actor e encenador bem conhecido do público Luis Vicente.
No dia 28 de Maio, A Escola da Noite inicia uma nova temporada de “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”, de Matéi Visniec. Cinco meses depois da estreia e da temporada original, a companhia de Coimbra volta à história de Sergiu Penegaru, o escritor romeno que se recusa a escrever poemas patrióticos e que encontra na arte e no teatro do absurdo uma libertação para o regime opressivo a que está sujeito. A reposição do espectáculo estende-se pelo mês de Junho e contará com a presença do autor em Coimbra, em data a anunciar brevemente.
Outra programação
Ainda em Maio, o TCSB acolhe outras iniciativas, organizadas por diferentes instituições da cidade. Logo no dia 2, à tarde, a UMAR Coimbra organiza a tertúlia “Histórias de mulheres de Abril”, com Fátima Carvalho, Orlanda Silva e Manuela Cruzeiro. A conversa tem lugar no Bar do Teatro, pelas 16h00.
Uma semana depois, no dia 9 de Maio (21h30), a SOS Racismo assinala os 70 anos da libertação da Europa do Nazismo, com a exibição do filme “O Espírito de 45”, do realizador britânico Ken Loach. A sessão tem entrada gratuita e inclui um debate no final.
A 16 de Maio, é a vez da Não Te Prives – Associação de Direitos Sexuais promover a apresentação pública do livro “Lábio/Abril”, de Daniel Lourenço. A sessão é às 17h00 e contará com a presença do autor, a apresentação de Paulo Jorge Vieira e leituras performativas.
Como habitualmente, os detalhes sobre toda a programação do Teatro estão disponíveis no blogue da companhia e os bilhetes podem ser reservados por telefone (239 718 238 / 966 302 488) ou por e-mail.
Teatro da Cerca de São Bernardo
Programação de Maio de 2015
TEATRO
Cubo
CITAC
1 a 3 de Maio
sexta e sábado, 21h30
domingo, 16h00
M/16 > 50′ > 3 a 6 Euros
MÚSICA
Costurar cantigas e histórias da nossa memória
Taleguinho
2 de Maio
sábado, 10h30
3 aos 10 anos > 40′ > 7,50 Euros (criança + acompanhante)
Sábados para a infância no TCSB
(sessões para escolas: 4 e 11 de Maio, 09h30 e 10h30 > 15 de Maio, 14h30)
TERTÚLIA
Histórias de mulheres de Abril
com Fátima Carvalho, Manuela Cruzeiro e Orlanda Silva
2 de Maio
sábado, 16h00
Bar do TCSB > entrada gratuita
org. UMAR Coimbra
CINEMA DE ANIMAÇÃO – FESTIVAL
Monstra à Solta em Coimbra
SESSÃO COMPETIÇÃO 01
5 de Maio
terça-feira, 18h00
M/12 > 64′
“O CONTO DA PRINCESA KAGUYA”
5 de Maio
terça-feira, 21h30
M/12 > 137′
SESSÃO COMPETIÇÃO 02
6 de Maio
quarta-feira, 18h00
M/12 > 74′
“AS ASAS DO VENTO”
6 de Maio
quarta-feira, 21h30
M/12 > 126′
SESSÃO “MONSTRINHA”
9 de Maio
sábado, 11h00
M/3 > 65′
SESSÃO PAIS E FILHOS
9 de Maio
sábado, 16h00
M/6 > 65′
bilhetes: 4 Euros (público em geral); 1 Euro (crianças até 12 anos, nas sessões “Monstrinha” e “Pais e Filhos”)
CINEMA
O Espírito de 45
de Ken Loach
seguido de debate
9 de Maio
sábado, 21h30
M/12 > 94′ > entrada gratuita
org. SOS Racismo, no âmbito das Comemorações do 25 de Abril em Coimbra
TEATRO
Nossa Senhora da Açoteia
ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve
14 de Maio
quinta-feira, 21h30
M/14 > 60′ > 5 a 10 Euros
OFICINA
um Ser brincante
por Paula Nicolau Oliveira
16 de Maio
sábado, 10h00
6 aos 10 anos > 120′ > 5 Euros
Sábados para a infância no TCSB
APRESENTAÇÃO DE LIVRO
Lábio/Abril
de Daniel Lourenço
16 de Maio
sábado, 17h00
com a presença do autor
Bar do Teatro > entrada livre
org. Não Te Prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais
OFICINA
Dança Criativa
por Leonor Barata
23 de Maio
sábado, 10h30
4 aos 10 anos > 90′ > 5 Euros
Sábados para a infância no TCSB
TEATRO
Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres
A Escola da Noite
28 de Maio a 6 de Junho
quinta a sábado, 21h30
domingo, 16h00
M/14 > 2h30 > 5 a 10 Euros
https://weblog.aescoladanoite.pt/?page_id=11570
LEITURA DE CONTOS PARA A INFÂNCIA
Flores de Livro
Cláudia Sousa
30 de Maio
sábado, 11h00
M/4 > 50′ > 3 Euros (individual); 5 Euros (criança + acompanhante)
Sábados para a infância no TCSB
informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt
Tags: ACTA, CITAC, Cláudia Sousa, Costurar cantigas e histórias da nossa memória, Cubo, Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres, Daniel Lourenço, Flores de Livro, Ken Loach, Lábio/Abril, Leonor Barata, Luis Campião, Matéi Visniec, Monstra à Solta, Não te Prives, Nossa Senhora da Açoteia, Paula Nicolau Oliveira, sábados para a infância, SOS Racismo, Taleguinho, Umar Coimbra