Nossa Senhora da Açoteia | ACTA

acta01_red

TEATRO
Nossa Senhora da Açoteia
de Luis Campião
pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve

A acção decorre em meados dos anos 60 do século passado, numa aldeia do Algarve litoral, quando aqui ainda eram pujantes a faina da pesca e a indústria da conserva de peixe, e os homens e mulheres viviam do mar e para o mar.
Os turistas encetavam as primeiras incursões a um Algarve deles ainda distraído…E tinha já começado a guerra colonial.
A peça revela-nos encadeadas sequências de condenações familiares diversas, umas evidentes, outras obscuras. São narradas por uma personagem do tempo dos nossos avós. Fala-se de um outro tempo, portanto; e também de uma outra memória.
O que a personagem narra é em muitas ocasiões risível, mas colectivamente trágico; assim como é em muitas ocasiões trágico, mas colectivamente risível. É a vida! Que foi assim; que é assim. A essência da natureza humana afirma-se na sua plenitude intemporal.
Envenenamentos; bruxarias; um esquartejamento; a guerra colonial a ensandecer um homem; uma sexualidade encoberta; uma experiência macabra; violência física e psicológica extrema ao longo de três gerações…Paixão e Morte (como em Lorca).
E, por fim, o aparecimento de uma “Nossa Senhora”, numa casa em chamas. Enfim: uma maravilha de tragédia!

texto Luís Campião criação e interpretação Luís Vicente execução cénica Tó Quintas desenho de luz Octávio Oliveira  operação de luz Nuno Silvestre

Coimbra
Teatro da Cerca de São Bernardo
14 de Maio de 2015
quinta-feira, 21h30
M/14 > 60′ > 6 a 10 Euros

informações e reservas
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

trailer

ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve

Leave a Reply

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.