celebração do monólogo

“Já por lá passou o piano de António Pinho Vargas, a intensidade do Vulcão de Custódia Gallego e as histórias de Espanha contadas por Cándido Pazó. Segue-se, nesta celebração do monólogo enquanto género teatral – organizado pela Escola da Noite –, o regresso da actriz Ana Bustorff à Companhia de Teatro de Braga. Mas não poderíamos deixar de destacar a presença em Coimbra da autora, encenadora e actriz brasileira Denise Stoklos, alvo de elogios da crítica internacional e com um currículo rechedo de prémios. E logo com dois espectáculos. O primeiro, Mary Stuart – construído a partir de vários textos sobre a rainha da Escócia – é descrito como um dos seus trabalhos mais emblemáticos, assente naquilo que a artista denomina de «teatro essencial», por utilizar «o mínimo de recursos materiais e o máximo dos próprios meios do actor – corpo, voz e pensamento». A versatibilidade de Stoklos é igualmente exposta em Calendário da Pedra, uma produção mais recente, de 2001, inspirada pelo poema Book of Anniversary, de Gertrude Stein. Espera-se uma entrega intensa e completa ao palco.”

Joana Loureiro in Visão [4 Março 2010]

Fotografia de Thaís Stoklos Kignel

Concerto “à la Carte” com Ana Bustorff | 4 de Março | quinta | 21h30 | Teatro Académico de Gil Vicente

Mary Stuart Denise Stoklos | 5 de Março | sexta | 21h30 | Teatro Académico de Gil Vicente

Calendário da Pedra Denise Stoklos | 6 de Março | sábado | 21h30 | Teatro da Cerca de São Bernardo

Os espectáculos são parte integrante do ciclo “do monólogo, coisa pública”, inserido na XII Semana Cultural da Universidade de Coimbra, uma organização d’A Escola da Noite e da Reitoria da Universidade de Coimbra.

Tags: , , , ,