“Ay, Carmela!”, pela Trincheira Teatro, estreia amanhã no TCSB

A Trincheira Teatro estreia AMANHÃ, quinta 4 de Maio, às 19h00, no TCSB Ay, Carmela!, de Jose Sanchis Sinisterra. Dirigido por Pedro Lamas, o espectáculo fica em cena durante duas semanas, de quinta a domingo, até 14 de Maio.

Na sua primeira apresentação no TCSB, a Trincheira Teatro, fundada em 2014, estreia o espectáculo Ay, Carmela!, peça do dramaturgo espanhol Jose Sanchis Sinisterra. O texto foi escrito em 1986 e traz-nos a memória da Guerra Civil de Espanha. Paulino, um antigo artista de variedades itinerante, recorda entre ruínas o dia em que ele a sua companheira Carmela foram obrigados pelas forças nacionalistas a apresentar-se perante uma plateia composta pelas tropas e pelos seus prisioneiros. Carmela, que resistiu e acabou fuzilada pelos franquistas, surge a Paulino. Juntos, os dois artistas revisitam os dilemas, as escolhas e os compromissos que se puseram a cada um deles neste trágico episódio, reconstruindo passo a passo os acontecimentos que resultaram na morte da actriz.

“Ay, Carmela”, de José Sanchis Sinisterra (foto de ensaio © Carlos Gomes)

O novo espectáculo da Trincheira Teatro é uma co-produção com o TCSB no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. Tem direcção de Pedro Lamas e conta com as interpretações de Diana Narciso e Hugo Inácio, cenografia e figurinos de Filipa Malva e desenho de luz de Jonathan de Azevedo.

Estreia a 4 de Maio e fica em cena até dia 14, com sessões às quintas e sextas-feiras (19h00), aos sábados (21h30) e aos domingos (16h00). No sábado, dia 13 Maio, haverá ainda uma sessão às 16h00 que, tal como a sessão de dia 14, contará com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Os bilhetes, que podem ser comprados online ou reservados pelos contactos habituais do TCSB, custam 10 Euros. É aplicado o desconto de meio bilhete a menores de 30 e a maiores de 65 anos, estudantes, pessoas desempregadas, profissionais e amadores de teatro e às quintas-feiras (preço único).

“Ay, Carmela”, de José Sanchis Sinisterra (foto de ensaio © Carlos Gomes)

TEATRO | ESTREIA
Ay, Carmela!, de José Sanchis Sinisterra
TRINCHEIRA TEATRO

4 a 14 de Maio de 2023
quinta e sexta-feira, 19h00
sábado 6 de Maio, 21h30
sábado 13 de Maio, 16h00 e 21h30
domingo, 16h00
> M/14 > 100 min > 5 a 10€
co-produção: Trincheira Teatro / TCSB

Sessões com Língua Gestual Portuguesa
sábado e domingo, 13 e 14 de Maio, às 16h00

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt
bilheteira online

José Sanchis Sinisterra (Valência, Espanha, 1940) é uma referência incontornável do teatro europeu contemporâneo. Distinguido com diversos prémios nacionais e internacionais, é autor das peças “Nhaque ou de Piolhos e Actores”, “Terror e Miséria no Primeiro Franquismo”, ou “O Cerco de Leninegrado”, entre várias outras. Dramaturgo, encenador e professor, Sinisterra fundou em Barcelona, em 1977, o Teatro Fronterizo e, em 1989, na sequência do trabalho experimental e de investigação que realiza neste colectivo, a Sala Beckett, um dos mais importantes espaços de criação, formação e pesquisa teatral da cena contemporânea ocidental. Em 1997 muda-se para Madrid, onde vem a fundar, em 2010, numa antiga fábrica de espartilhos, o Nuevo Teatro Fronterizo. Desenvolve um intenso trabalho de formação, dirigindo cursos em vários países da Europa e da América do Sul.
É um autor particularmente caro a A Escola da Noite, que em 2011 apresentou “Teatro Menor”, com textos da sua autoria, e o recebeu como orador nas Jornadas de Dramaturgia Espanhola Contemporânea, organizadas nessa altura.