Ana Lázaro e Amarelo Silvestre este sábado no TCSB

O Teatro da Cerca de São Bernardo encerra a programação de Janeiro já este sábado. Ana Lázaro abre o dia com a oficina “À pesca de histórias” e a Amarelo Silvestre e Lígia Soares sobem a palco com o espectáculo de teatro e dança “Desempenho”, às 21h30.
Faça-nos companhia!

Oficina “À pesca de histórias”

Ana Lázaro nos Sábados para a Infância

Ana Lázaro dirige a oficina “À pesca de histórias”, procurando devolver o lugar da palavra enquanto ferramenta de expressão, pensamento e imaginação.
Este será um espaço para as crianças darem voz e corpo a ideias, temas e emoções que lhes sejam urgentes – escrever, inventar e imaginar histórias, deixando que a imaginação as conduza.
Segundo a formadora, é um projecto que parte da vontade de abordar fenómenos muitas vezes diagnosticados em idade escolar, como o desinteresse pela escrita e pela leitura, a iliteracia entre contextos sociais diversos e a falta de espaços de criatividade e exploração lúdica da imaginação.
Procura-se então repensar o uso da palavra e das histórias como espaço de divertimento e prazer, mas também de gestação de hipóteses, ideias e soluções perante conflitos reais.
A oficina terá duas sessões destinadas a faixas etárias distintas: às 11h00 para crianças dos 6 aos 8 anos e às 14h30 dos 9 aos 12 anos. Os bilhetes podem ser reservados pelos contactos habituais do Teatro.

Desempenho, Amarelo Silvestre © José Alfredo

Amarelo Silvestre e Lígia Soares em Coimbra

A 27 de Janeiro, sábado, pelas 21h30, a companhia Amarelo Silvestre, sediada em Canas de Senhorim, traz ao TCSB o espectáculo de teatro e dança “Desempenho”, com direcção artística de Lígia Soares e Rafaela Santos e dramaturgia de Lígia Soares, a partir de textos de Maurícia Barreira Neves e Rafaela Santos. O espectáculo aborda a pressão para o “desempenho” exercida sobre as mulheres, a pressão para que estejam à altura daquilo “que esperam de nós”, confrontadas com “a lista infinita do que nunca conseguimos cumprir”. É necessário, dizem as autoras, “libertar dos afazeres domésticos que afastaram mulheres da vida pública, política, social, tornando-os visíveis e colocando-os num palco”.
O espectáculo é apresentado em Coimbra numa sessão única. Os bilhetes custam 10 Euros, sendo aplicável o desconto de meio bilhete a estudantes, desempregados/as, maiores de 65 anos, menores de 30 anos e profissionais e amadores de teatro. Os bilhetes podem ser reservados pelos contactos habituais do Teatro ou comprados através da ticketline.

HISTÓRIAS | OFICINA
À pesca de histórias
ANA LÁZARO

27 de Janeiro de 2024