À pesca de histórias | ANA LÁZARO

Esta Oficina procura devolver o lugar da palavra e das narrativas enquanto ferramenta de expressão, pensamento e imaginação.

Neste espaço, convidam-se as crianças e jovens a escrever livremente, a inventar e imaginar histórias e novas realidades sobre ideias, a partir de temas e emoções que lhes são urgentes e próximas, explorando o potencial de várias hipóteses e narrativas, a partir de um movimento de imaginação e exploração de hipóteses ficcionais.

Este projeto parte da vontade de abordar fenómenos muitas vezes diagnosticados em idade escolar, como o desinteresse pela escrita e pela leitura, a iliteracia entre contextos sociais diversos, e a falta de espaços de criatividade e exploração lúdica da imaginação.

Procura-se então repensar o uso da palavra e das histórias, como espaço de divertimento, e prazer, mas também de gestação de hipóteses, ideias e soluções perante conflitos reais.

HISTÓRIAS | OFICINA
À pesca de histórias
ANA LÁZARO
27 de Janeiro de 2024
sábado, 11h00 (6 aos 8 anos)
sábado, 14h30 (9 aos 12 anos)
> Sala Jorge Pais de Sousa da Cena Lusófona
> 70 min > 10€
[SÁBADOS PARA A INFÂNCIA NO TCSB]

239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt

ANA LÁZARO
Ana Lázaro é Licenciada em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema, e formada pela Act – Escola de Atores. Trabalha como Atriz, acumulando ainda experiência enquanto Dramaturga, Encenadora e Escritora. Enquanto Atriz colaborou com várias Companhias nacionais e integrou Produções independentes e séries de ficção nacional.

É Diretora Artística do Núcleo artístico ‘DOBRAR, onde tem vindo a desenvolver projetos multidisciplinares que integraram diversas programações culturais nacionais e internacionais, colaborando com a Fábrica das Artes – Centro Cultural de Belém; Festival Internacional de Artes para a Juventude Ziguzajg, em Malta; o BlackSea International Theatre Festival / Sabanci Theatre Festival  Istambul (Turquia); Swatch Art Peace Hotel, Xangai; Bienal de Veneza 2015.

Como escritora de ficção foi distinguida com o Prémio literário internacional Sea of Words, pela Anna Lindh Foundation / IEMED, Barcelona, 2013; Venceu o Prémio FNAC Novos Talentos da LITERATURA 2014. Venceu o Prémio Literário Maria Rosa Colaço, 2017 Portugal com o Conto. Pescadores de Nuvens (Porto Editora, 2017). Foi Finalista do Prémio Internacional de Literatura – Barco a Vapor, Brasil em 2016.

É autora de diversas Peças de Teatro colaborando regularmente como Dramaturga com Companhias como Teatro da Terra; Teatro dos Aloés; Companhia de Atores; Teatro do Elétrico entre outros.

É júri convidada do LAB – Laboratório de Adaptação de textos para Teatro – Teatro Meridional.

Tem Livros editados, entre eles: O estranho apetite de Belemundo – Porto Editora; A Dança das Raias Voadoras – Companhia das lhas; A Grande Revolução dos Insetos – Teatro da Terra.

Coordena e colabora em Projetos Multidisciplinares de Práticas Artísticas em contextos sociais e dedicados à Infância e Juventude, entre eles o Projeto de Intervenção Social e Criação artística AUTO – Santa Casa da Misericórdia – que coordena enquanto Diretora Artística /  As Palavras Escondidas (Projeto de combate à iliteracia e criação de textos por Jovens em contextos vulneráveis).