A Escola da Noite e o TCSB nas comemorações do 25 de Abril

No final do mês, A Escola da Noite e a programação do Teatro da Cerca de São Bernardo associam-se às comemorações do 25 de Abril em Coimbra, através de diversas iniciativas: o recital no Ateneu, o concerto do Coro APRe!, o filme escolhido pelo SOS Racismo e um especialíssimo “Sábado para a Infância”, a pensar nos mais novos.

30128008_1329470923821681_5637945080594563072_o

“Igualdade e serei livre” no Ateneu de Coimbra
Esta noite, naquela que já é uma tradição dentro da tradição, A Escola da Noite a Bonifrates apresentam em conjunto um recital na festa organizada pelo Ateneu de Coimbra. Pelas 00h30, logo após a “Queima do Fascismo”, intérpretes das duas companhias lêem um conjunto de poemas a que deram o título “Igualdade e serei livre”. O programa inclui ainda vários momentos musicais e estende-se pela madrugada, com a habitual sessão de “Canto Livre”. A entrada é obviamente gratuita.

Sábado cheio no TCSB
A 28 de Abril, o Teatro da Cerca de São Bernardo tem propostas para todo o dia e para todas as idades. Logo de manhã, no âmbito dos “Sábados para a Infância no TCSB”, decorre a iniciativa “Uma viagem à Casa das Memórias: divertir-se e aprender no Centro de Documentação 25 de Abril da UC”, pensada para crianças entre os 6 e os 12 anos (e respectivas famílias). A partir da bilheteira do Teatro, vamos em visita às novas instalações deste singular e importantíssimo Centro de Documentação, agora sediado no Colégio da Graça, na Rua da Sofia. Lá dentro, responsáveis pelo Centro e um grupo de animadores/as dinamizarão com as crianças actividades lúdicas e pedagógicas que ajudarão a explicar a relevância da Revolução de Abril para a vida de todos nós.
A sessão dura cerca de uma hora e as inscrições, que podem ser feitas pelos contactos habituais do TCSB, custam 3 Euros (bilhete individual) ou 5 Euros (adulto+criança).

cd25abril_01

Durante a tarde, no Bar/Livraria do Teatro, a UMAR Coimbra organiza a conversa “Mulheres, do corpo à cidade: existência(s) e resistência(s)”, associada à exposição com o mesmo título, na sequência de um projecto integrado na Semana Cultural da Universidade de Coimbra. Partindo da consciência de que, “historicamente, as cidades foram divididas em lugares ‘para homens’ e lugares ‘para mulheres’, acabando os homens por ocupar o espaço público e as mulheres restringidas ao espaço privado: a casa”, a UMAR pretende reflectir sobre as formas como essa “casa-abrigo, sentida como protectora, que abriga e resguarda as mulheres e os seus corpos, se torna demasiadas vezes um lugar fechado que reprime, oprime e aprisiona essas mesmas mulheres, os seus corpos e as suas vidas”. A entrada e a participação na conversa são livres.
À noite, na sala principal, o TCSB acolhe “Liberdade, liberdade!”, concerto do Coro APRe! Coimbra. O Coro da Associação Aposentados, Pensionistas e Reformados vem ao Teatro comemorar o 25 de Abril com um espectáculo em que se intercalam temas musicais com poemas de José Saramago, José Gomes Ferreira e António Arnaut, entre outros. A entrada é livre.

“Décima terceira emenda”

AvaDuVernay
No último dia do mês (30 de Abril, segunda-feira), por iniciativa do SOS Racismo Coimbra, é exibido o documentário de Ava DuVernay “Décima terceira emenda” (“13th”). Realizado em 2016, o filme aborda o sistema prisional e a discriminação racial nos Estados Unidos, debruçando-se sobre os efeitos da aplicação da “décima terceira emenda” à Constituição do país, que oficialmente decreta a abolição da escravatura e do trabalho forçado, “salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado”.
A sessão começa às 21h30 e tem também entrada gratuita.

Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo
Programação de 23 a 30 de Abril de 2018

VISITA | ACTIVIDADES LÚDICAS
Uma viagem à Casa das Memórias:
divertir-se e aprender no Centro de Documentação 25 de Abril da UC
28 de Abril de 2018
Sábado, 11h00
6 aos 12 anos > 60′
org. Centro de Documentaçao 25 de Abril / A Escola da Noite, integrada na 20.ª Semana Cultural da UC e nas Comemorações do 25 de Abril em Coimbra
[Sábados para a infância no TCSB]

EXPOSIÇÃO | CONVERSA
Mulheres, do corpo à cidade: existência(s) e resistência(s)
28 de Abril de 2018
Sábado, 14h00
entrada livre
org. UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, integrada na 20.ª Semana Cultural da UC

MÚSICA
Liberdade, Liberdade!
Coro APRe! Coimbra
28 de Abril de 2018
Sábado, 21h30
entrada gratuita
org. Coro APRe! Coimbra, integrada nas Comemorações do 25 de Abril em Coimbra

CINEMA
Décima terceira emenda (“13th”)
de Ava DuVernay
30 de Abril de 2018
Segunda-feira, 21h30
entrada gratuita > EUA, 2016 > 90′
org. SOS Racismo, integrada nas Comemorações do 25 de Abril em Coimbra

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Tags: , , , , , , , ,

Comments are closed.