A Escola da Noite acolhe oficina sobre Oresteia

A Escola da Noite acolhe em Coimbra, entre 7 e 11 de Fevereiro, uma oficina sobre a “Oresteia”, de Ésquilo, dirigida por Rui Madeira, director artístico da Companhia de Teatro de Braga (CTB). A iniciativa conta com o apoio do CITAC e destina-se a actores (profissionais ou não) e a estudantes e professores do ensino artístico. Ocorre a propósito de mais uma vinda a Coimbra da companhia bracarense, que volta a apresentar espectáculos seus no Teatro da Cerca de São Bernardo.

Rui Madeira (foto: Augusto Baptista)

No âmbito do processo de criação da próxima produção da CTB (a estrear ainda em 2012), o encenador está a realizar várias oficinas nas cidades que posteriormente receberão o espectáculo, entre as quais Coimbra. Intitulada “Oresteia – em busca do teatro político”, a formação (com um total de 9 horas) inclui dois módulos: “análise dramatúrgica a partir da leitura participada” e “O sentido dos Coros / a força da palavra / experimentação”.

Rui Madeira (Santarém, 1955) é encenador e actor profissional (teatro, cinema, televisão). É director artístico da Companhia de Teatro de Braga, que fundou em 1980 no Porto sob o nome de CENA. Leccionou a disciplina de Práticas Teatrais na Escola de Educadores Sociais de Braga de 1988 a 1990 e participa regularmente como docente em acções de formação teatral. Actualmente, é professor responsável da disciplina “O Corpo e a Vontade” no Curso de Estudos Artísticos e Culturais da Universidade Católica de Braga. No texto de apresentação sobre o trabalho que está a desenvolver sobre a “Oresteia”, destaca a pertinência dos textos de Ésquilo nos dias que correm: “com Oresteia o que se conta é a história desta Europa, depois da segunda guerra, alquebrada e moribunda, cansada da vitória. Dividida como uma família desavinda onde impera o ódio, a inveja e a intriga”. Esta Europa, acrescenta, “tem de libertar-se e acabar de vez com os velhos deuses que nos querem enlouquecer. Nem estamos condenados, qual Efigénia, nem somos tão volúveis, quanto Helena. A guerra, esta guerra é para ser ganha pelo Coro de cidadãos de Atenas…”

O calendário prevê três sessões de três horas, a ter lugar no Teatro-Estúdido do CITAC nos dias 7 e 8 de Fevereiro (18h00 – 21h00) e no dia 11 de Fevereiro (15h00 – 18h00). A inscrição custa 25,00 Euros e pode ser feita, até ao próximo dia 1 de Fevereiro, junto d’A Escola da Noite, pelo e-mail geral@aescoladanoite.pt.

A realização desta oficina em Coimbra ocorre na semana em que a CTB regressa ao Teatro da Cerca de São Bernardo, desta vez com o espectáculo “Jardim” – uma particularíssima visão da história de Inês de Castro, conduzida pelo encenador alemão de origem ucraniana Alexej Schipenko. Este espectáculo, apresentado em Coimbra no âmbito do projecto de programação em rede CULTURBE – Braga, Coimbra e Évora, estará em cena nos dias 10 e 11 de Fevereiro, sempre às 21h30. Os bilhetes já estão à venda.

Oficina

“Oresteia: em busca do teatro político”

Coimbra, Teatro-Estúdio do CITAC 7 a 11 de Fevereiro de 2012

Formador: Rui Madeira

Destinatários: actores/actrizes; alunos/as do ensino artístico

Duração: 9 horas

Calendário: 7 a 8 de Fevereiro (terça e quarta-feira, 18h00-21h00); 11 de Fevereiro de 2012 (sábado, 15h00-18h00)

Preço: 25,00 Euros (IVA incluído)

Inscrições: até 01/02/2012, para geral@aescoladanoite.pt

Ficha de inscrição e informação mais detalhada disponível AQUI

Organização: A Escola da Noite/TCSB

Apoio: CITAC – Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra

Projecto financiado pelo MaisCentro (QREN), no Âmbito da rede Culturbe – Braga, Coimbra e Évora

Tags: , , , , , , ,

3 Responses to “A Escola da Noite acolhe oficina sobre Oresteia”

  1. […] Oficina “Oresteia – em busca do teatro político” […]

  2. […] Madeira dirige em Coimbra, na próxima semana, uma oficina sobre a “Oresteia”, de […]

  3. […] a propósito da oficina “Oresteia – em busca do teatro político” […]