“Trilogia de Alice”, de Tom Murphy, estreia a 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, no TCSB

A Escola da Noite estreia a 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, no Teatro da Cerca de São Bernardo, Trilogia de Alice, do dramaturgo irlandês Tom Murphy. Com encenação de Nuno Carinhas, o espectáculo é a nossa 75.ª criação e encerra as comemorações dos trinta anos da companhia.

Inédita em Portugal, “Trilogia de Alice” foi escrita em 2005 e oferece-nos uma viagem por três momentos da vida de uma mesma personagem (Alice, uma doméstica casada com um banqueiro de sucesso, mãe de filhos), ao longo de três décadas e meia – entre os anos 80 do século XX e o início do século XXI.

A jornada, adianta o encenador, relata a “peregrinação interior” desta mulher, através de “ligações, em tempos alternados, de experiências, de descobertas, de anseios” da personagem e de “breves relatos de vidas que se cruzam com a sua, respectivos gestos falhados e (des)ilusões”. “Talvez sejam só fantasmas em viagem, que transportam o desconforto da existência cheia de ‘desconhecido a que dão o nome de Deus’” – acrescenta Nuno Carinhas, citando uma das frases de Alice.

Responsável pela apresentação em Portugal de várias obras da dramaturgia irlandesa contemporânea, o encenador afirma que “esta Alice multiplicada está inscrita na linhagem do teatro irlandês das personagens femininas com voz, que se contam por direito e necessidade de partilha. Mulheres que combatem, com as palavras ditas, a dificuldade de existirem”.

“Trilogia de Alice” — fotografia de ensaio © Eduardo Pinto

TEATRO | ESTREIA