TCSB acolhe ciclo de cinema sobre doença mental

A Escola da Noite acolhe no TCSB, ao longo de três semanas, o ciclo de cinema sobre a doença mental “(Ir)realidades”, organizado pela Associação Portuguesa de Internos de Psiquiatria (APIP). Oportunidade única para ver e debater em Coimbra quatro filmes dificeis de encontrar no circuito comercial português. As três sessões têm lugar à segunda-feira, sempre às 21h30 e com entrada gratuita. Começa já no dia 11 de Novembro.

Cartaz_A6

O primeiro filme é “Oslo, 31 de Agosto”, realizado pelo norueguês Joachim Trier em 2011. Anders, 34 anos, está prestes a concluir um tratamento num centro de desintoxicação. Um dia, é autorizado ir à cidade para uma entrevista profissional. Ao longo do dia, reencontra pessoas que não via há muito e angustia-se com as oportunidades que perdeu e as pessoas que decepcionou. Os erros do passado vão suscitar-lhe pensamentos sobre a possibilidade do amor e de uma nova vida. Os psiquiatras Carlos Braz Saraiva e Célia Franco comentam o filme e lançam o debate com o público.

Oslo-31-aout

No dia 18 de Novembro é exibido “Clean, Shaven”, do norte-americano Lodge Kerrigan. O filme oferece-nos a visão do mundo de Peter Winter, um jovem que sofre de esquizofrenia. Depois de ter alta de uma instituição psiquiátrica, tenta recuperar a sua filha, que vive com uma família adoptiva. Realizado em 1993, o filme é um fortíssimo retrato da vivência subjectiva de um doente com esquizofrenia, que promete não deixar ninguém indiferente. Nesta noite, os comentários estão a cargo dos psiquiatras Pio de Abreu e Tiago Santos.

099-CleanShaven

A 25 de Novembro, o ciclo encerra com uma sessão dupla e em português: “Síndrome de Stendhal”, de Patrick dos Santos (2008) e “Teatro de Sonhos”, de Rui Simões (2003) foram os filmes seleccionados pela APIP. No primeiro, uma curta-metragem de 7’30”, acompanhamos a alucinação psicótica, causada pelo Síndrome de Stendhal, de uma rapariga exposta a uma obra de arte. Através do documentário de Rui Simões podemos ficar a conhecer a história e o trabalho do Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de Matos. Os comentários estão a cargo dos psiquiatras Dr. Morgado Pereira e Dr. Gamito.

teatro dos sonhos

Todas as sessões têm entrada gratuita, limitada apenas pela lotação da sala. É possível reservar bilhetes pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

CINEMA
“(Ir)realidades”
Ciclo de cinema sobre a doença mental

11 de Novembro
Oslo, 31 de Agosto
realiz. Joachim Trier (Noruega, 2001)
95′ > Drama > legendado em português > M/12
seguido de comentários por Professor Doutor Carlos Braz Saraiva e Dra. Célia Franco

18 de Novembro
Clean, Shaven
realiz. Lodge Kerrigan (E.U.A, 1998)
79′ > Drama > legendado em português > M/16
seguido de comentários por Professor Doutor Pio de Abreu e Dr.Tiago Santos

25 de Novembro
Síndrome de Stendhal
realiz. Patrick dos Santos Mendes (Portugal, 2008)
7’30” > Curta-Metragem, Ficção-Experimental > M/12
Teatro de Sonhos
Rui Simões (Portugal, 2003)
50 min > Documentário > M12
seguido de comentários por Dr. Morgado Pereira e Dr. Gamito

todas as sessões com entrada gratuita (limitada à lotação da sala)
org. APIP – Associação Portuguesa de Internos de Psiquiatria
informações e reservas: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Tags: , , , , , , , ,

2 Responses to “TCSB acolhe ciclo de cinema sobre doença mental”

1. Carina Oliveira diz:

Muito bom dia,

Gostei muito de saber da existência desta iniciativa, através do site da “Encontrar+se”, Associação que eu e minha mãe frequentamos, dado que a minha mãe tem diagnóstico de Esquizofrenia há 36 anos. Desde já dou-vos os parabéns por esta ideia!

Somos do Porto e, por isso gostaria de apelar à vossa vinda à cidade invicta, bem como tantas outras cidades, onde julgo que muitas mais pessoas poderiam beneficiar de uma iniciativa assim. Essa possibilidade já está pensada por vós? Estou interessada em participar e, por isso gostaria muito que tal se concretizasse.

Se vos puder ajudar em algo nesse sentido, queiram fazer a gentileza de mo dizerem, pois acho muito importante que eventos como estes se alastrem pelo país e sejam vistos por muitas pessoas.

Muito obrigada pela vossa atenção e fico a aguardar uma resposta da vossa parte.

Com os melhores cumprimentos,

Carina Oliveira

2. EN diz:

Obrigado, Carina.
    A iniciativa é da APIP – Associação Portuguesa de Internos de Psiquiatria (http://www.apipsiquiatria.pt). Faremos chegar até eles a sua mensagem, mas pode também contactá-los directamente através do e-mail apip.direcçao@gmail.com. Cumprimentos,
    A Escola da Noite