“Tchiloli, uma tragédia actual”, este fim-de-semana no TCSB

“Tchiloli, uma tragédia actual” é o título do exercício-espectáculo construído em São Tomé e Príncipe no âmbito de um laboratório teatral dirigido pelo encenador Andrzej Kowalski. Trata-se de uma produção do Centro de Intercambio Teatral de São Tomé e Príncipe, integrada no projecto RECITE – Rede de Centros de Intercâmbio Teatral nos países de língua portuguesa.

Embalados pelos ritmos da tragédia do Tchiloli, oito jovens actores debatem as dificuldades que enfrentam nas suas próprias vidas. Perante a consciência da falta de oportunidades na sua terra natal e a ideia de que é “lá fora” que se consegue obter melhores condições de vida, torna-se inevitável a discussão: construir uma casa ou fazer um barco? Onde perseguir os sonhos? Como evitar a rendição?

Com um texto criado colectivamente no grupo de trabalho a partir de improvisações dos actores, “Tchiloli, uma tragédia actual” estreou na cidade de São Tomé em Julho de 2022, cumpriu uma digressão por outras três localidades são-tomenses e chega agora a Portugal, onde, para além de Coimbra, será apresentado em Évora (10 de Setembro), Faro (16 de Setembro) e Leiria (18 de Setembro). Para o Teatro da Cerca de São Bernardo estão agendadas três sessões, de 2 a 4 de Setembro – sexta-feira, às 19h00; sábado, às 21h30; domingo, às 16h00.

O projecto RECITE, que decorre entre Janeiro de 2022 e Junho de 2024, é uma parceria entre o Ministério do Turismo e Cultura de S.Tomé e Príncipe e a AEGUI – Associação de Escritores da Guiné-Bissau, com o apoio da Cena Lusófona. É um projecto apoiado pela PROCULTURA, acção do programa PALOP-TL e UE, financiada pela União Europeia, co-financiada e gerida pelo Camões, I.P.

TEATRO | EXERCÍCIO-ESPECTÁCULO
Tchiloli, uma tragédia actual
CENTRO DE INTERCÂMBIO TEATRAL DE SÃO TOMÉ

2 a 4 de Setembro de 2022
sexta-feira, 19h00
sábado, 21h30
domingo, 16h00
> M/14 > 60 min > 5 a 10€
org. Projecto RECITE / Cena Lusófona

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt
bilheteira online

Comments are closed.