Tchiloli, uma tragédia actual | CIT SÃO TOMÉ

“Tchiloli, uma tragédia actual” (foto © José Mora Ramos)

Embalados pelos ritmos da tragédia do Tchiloli, oito jovens actores debatem as dificuldades que enfrentam nas suas próprias vidas. Perante a consciência da falta de oportunidades na sua terra natal e a ideia de que é “lá fora” que se consegue obter melhores condições de vida, torna-se inevitável a discussão: construir uma casa ou fazer um barco? Onde perseguir os sonhos? Como evitar a rendição?
Com um texto criado colectivamente no grupo de trabalho a partir de improvisações dos actores, “Tchiloli, uma tragédia actual” é um exercício-espectáculo que resulta do Laboratório Teatral de São Tomé, realizado entre Abril e Julho de 2022. A acção de formação, que inclui a presente digressão por Portugal, integra a programação do projecto RECITE – Rede de Centros de Intercâmbio Teatral nos Países de Língua Portuguesa, uma parceria entre o Ministério do Turismo e Cultura de São Tomé e Príncipe e a AEGUI – Associação de Escritores da Guiné-Bissau.

TEATRO | EXERCÍCIO-ESPECTÁCULO
Tchiloli, uma tragédia actual
CENTRO DE INTERCÂMBIO TEATRAL DE SÃO TOMÉ
2 a 4 de Setembro de 2022
sexta-feira, 19h00
sábado, 21h30
domingo, 16h00
> M/14 > 60 min > 5 a 10€
org. Projecto RECITE / Cena Lusófona

texto criação colectiva encenação Andrzej Kowalski cenografia e figurinos Sara Machado desenho de luz António Rebocho interpretação Adelaide Taraveira, António dos Santos, Dério Costa, Eufrásia dos Santos, Joel Cabanga, Nalzy do Rosário, Regner Fonseca, Tânia Bruzaca assistência de encenação Mardginia Pinto operação de luz Cátia Fernandes operação de som Leonaldo Andreza carpinteiro de cena Jamilson Fernandes execução de figurinos Adejanete Ramos, Eliseu Aguiar, Maiker David coordenação de produção José Mora Ramos, Myklail de Ceita produção Hermitério SacramentoYuri Trindade
organização Ministério do Turismo e Cultura de São Tomé e Príncipe e Centro de Intercâmbio Teatral de São Tomé, no âmbito do RECITE, um projecto apoiado pela PROCULTURA, acção do programa PALOP-TL e UE, financiada pela União Europeia, co-financiada e gerida pelo Camões, I.P.

estreia: São Tomé, Auditório do Arquivo Histórico, 21 de Julho de 2022

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt
bilheteira online

Centro de Intercâmbio Teatral de São Tomé e Príncipe (CIT-STP)
O CIT-STP é uma associação cultural sem fins lucrativos constituída por vários agentes teatrais de São Tomé e Príncipe. Foi criado em 2013 com o objectivo de promover a actividade teatral no seu país e de se constituir como plataforma de intercâmbio com estruturas congéneres e outras instituições teatrais dos restantes países de língua portuguesa. Entre Janeiro de 2022 e Junho de 2024, o CIT-STP é beneficiário final e co-executor do projecto RECITE – Rede de Centros de Intercâmbio Teatral nos Países da CPLP, uma parceria entre o Ministério do Turismo e Cultura de São Tomé e Príncipe e a AEGUI – Associação de Escritores da Guiné-Bissau, executada no âmbito da PROCULTURA, acção do programa PALOP-TL e UE, financiada pela União Europeia, co- financiada e gerida pelo Camões, I.P.

Comments are closed.