Jerusalém, de Gonçalo M. Tavares, no TCSB

tavares

Gonçalo M. Tavares

A Escola da Noite acolhe esta terça e quarta-feira (19 e 20 de Maio, às 21h30) o espectáculo “Jerusalém”, dando assim início à residência artística REN do Teatro o bando, no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, a decorrer ao longo de toda a semana.

“Jerusalém” adapta aos palcos um dos mais consagrados romances de Gonçalo M. Tavares, que, com esta obra, recebeu, entre outras distinções, um dos mais importantes prémios literários do Brasil, o Portugal Telecom de Literatura 2007 e ainda o Prémio Ler-Millenium-BCP e o Prémio José Saramago 2005.

João Brites fez a adaptação e encenação deste livro, construindo um espectáculo que o crítico Rui Monteiro, na Time Out, considerou “[guardar] a substância e sem propriamente trair o original, … [criar uma] obra nova com a determinação experimentalista característica dos seus melhores trabalhos.”

Para além de João Brites, responsável pela dramaturgia, encenação e espaço cénico, fazem parte da ficha técnica deste espectáculo na corporalidade Luca Aprea, na oralidade Teresa Lima, na análise literária e dramatúrgica Rui Pina Coelho, nos figurinos e adereços Clara Bento, na assistência de encenação Sara Castro e no desenho de luz João Cachulo. O elenco é formado por Cristiana Castro, Horácio Manuel, João Barbosa, Nicolas Brites, Raul Atalaia, Rosinda Costa e Susana Branco.

“Jerusalém” é uma co-produção do Teatro o bando com o Centro Cultural de Belém, que agora é apresentada em Coimbra, no âmbito da Residência Artística REN que decorre no Teatro da Cerca de São Bernardo até 24 de Maio e que incluirá ainda a apresentação de “A Noite” e de dois documentários sobre o trabalho do grupo, bem como conferências, conversas do público com os actores e um workshop.

Os bilhetes para os espectáculos podem ser reservados desde já e custam entre 6 e 10 Euros (ou entre 10 e 15 Euros, no caso de bilhete geral para os dois espectáculos).

Faça-nos companhia!

Tags: , ,

4 Responses to “Jerusalém, de Gonçalo M. Tavares, no TCSB”

  1. […] A Escola da Noite weblog « Jerusalém, de Gonçalo M. Tavares, no TCSB […]

  2. […] pelo Teatro o bando (© André Fonseca) Teatro da Cerca de São Bernardo, Coimbra 19 e 20 de Maio, 21h30 […]

  3. […] noite e a conversa de ontem, depois da última sessão de “Jerusalém”, foram (ainda) mais […]