Hoje e amanhã: Francisco Camacho despede-se do TCSB com “The Things We Carry”

The Things We Carry (fotografia © Mustafa Erdogan)

Mostra Francisco Camacho no TCSB termina este fim-de-semana com duas apresentações do espectáculo “The Things We Carry” – sábado às 21h30 e domingo às 16h00. A peça, com música ao vivo, é uma co-produção com a companhia turca Çiplak Ayaklar Kumpanyasi e reflecte sobre viagem, nomadismo e “as coisas que carregamos”. Precisamos realmente delas?

Estreado em Istambul em 2021, “The Things We Carry” reúne duas comunidades de dança contemporânea que definem, a sul, os extremos ocidental e oriental da Europa continental. Enraizadas em duas cidades portuárias – Lisboa e Istambul – as duas equipas artísticas combinam realidades socio-culturais altamente contrastantes, com uma marcada intersecção de tradições e nacionalidades diversas, que se reflecte no trabalho artístico. A performance desdobra-se num contínuo de acções que evoca viagens, nomadismo, a criação de condições de sobrevivência e a manutenção de um modelo de vida que se tornou familiar. 
Entre as perguntas que orientaram a construção do espectáculo, questiona-se: “As coisas que carregamos são as de que realmente precisamos? São elas que nos permitem sobreviver? Ou serão elas que nos permitem perpetuar um modelo de vida já conhecido sem o questionar? Repetimos gestos inconsequentes sem perceber a sua arbitrariedade ou repetimo-los porque sem eles permitiríamos que o vazio se infiltrasse?”
O espectáculo tem música ao vivo e conta com as interpretações de Leyla Postalcioglu, Mihran Tomasyan e Berke Can Özcan. Os bilhetes para as duas sessões em Coimbra (12 e 13 de Novembro, sábado e domingo) podem ser comprados na ticketline ou reservados pelos contactos habituais do TCSB.

Ao longo do fim-de-semana, também no âmbito da Mostra, é ainda possível visitar a exposição “1982/2022 — À volta da dança: rastos e presenças”, que celebra e documenta os 40 anos de carreira do bailarino e coreógrafo Francisco Camacho.

The Things We Carry (fotografia © Mustafa Erdogan)

EXPOSIÇÃO
1982/2022 — À volta da dança: rastos e presenças
FRANCISCO CAMACHO
 
3 a 13 de Novembro de 2022
quinta a domingo > entrada gratuita 

DANÇA
The Things We Carry
FRANCISCO CAMACHO / ÇIPLAK AYAKLAR KUMPANYASI

12 e 13 de Novembro de 2022
sábado, 21h30, domingo, 16h00
> M/6 > 65 min > 5 a 10 €
org. EIRA / TCSB — Mostra Francisco Camacho

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt
bilheteira online

Leave a Reply

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.