“Embarcação do Inferno”: prosseguem os ensaios

Ensaios de "Embarcação do Inferno" no Teatro Garcia de Resende (foto: Sofia Lobo)

Ensaios de “Embarcação do Inferno” no Teatro Garcia de Resende (foto: Sofia Lobo)

Prosseguem os ensaios de “Embarcação do Inferno”, de Gil Vicente, agora no magnífico Teatro Garcia de Resende, em Évora, sala onde o espectáculo vai estrear, a 6 de Outubro.

O Cendrev e A Escola da Noite partilham há muito o gosto pela obra de Gil Vicente, que é uma marca incontornável nos nossos reportórios. Ao longo dos anos, e em diferentes produções, estas companhias têm-se distinguido pelas abordagens cénicas contemporâneas que fazem à obra vicentina, sempre com o gosto acrescido de trabalharem com o texto original.
Chegou agora a vez de apresentarmos o mais conhecido e emblemático texto de Vicente – o “Auto de Moralidade da Embarcação do Inferno”, também conhecido como “Auto da Barca do Inferno”.
No ano em que se comemoram os 500 anos sobre a primeira apresentação desta peça, juntámos as duas equipas para celebrar com o país um dos momentos mais importantes da história do teatro português. Co-encenada pelos directores artísticos das duas companhias, esta co-produção conta com as interpretações de Ana Meira, Jorge Baião, José Russo, Rosário Gonzaga e Rui Nuno (Cendrev) e de Igor Lebreaud, Maria João Robalo e Miguel Magalhães (A Escola da Noite). Da equipa artística do espectáculo, que se antevê um momento histórico nos percursos destes grupos, fazem ainda parte Ana Rosa Assunção (figurinos e bonecos), João Mendes Ribeiro e Luisa Bebiano (cenografia), António Rebocho (iluminação) e Luís Pedro Madeira (música). José Augusto Cardoso Bernardes, actualmente director da Biblioteca-Geral da Universidade de Coimbra, um dos mais conceituados especialistas na obra de Gil Vicente e colaborador regular d’A Escola da Noite no que ao teatro vicentino diz respeito, assegura a consultadoria científica ao longo de todo o processo de construção do espectáculo.

"Embarcação do Inferno" - ensaios em Évora (foto: Sofia Lobo)

“Embarcação do Inferno” – ensaios em Évora (foto: Sofia Lobo)

Um espectáculo para todos os públicos
Tal como também é habitual no trabalho das duas companhias, o espectáculo destina-se a todos os públicos, incluindo o público escolar (e não exclusivamente a este). Para facilitar a organização de idas ao teatro por parte dos professores, o Cendrev e A Escola da Noite realizarão sessões em horário diurno, durante a semana, para as quais já é possível efectuar reserva. Em Évora, o espectáculo estará em cena entre 6 e 30 de Outubro: de quarta a domingo para o público em geral e às quintas e às sextas também para escolas. Em Coimbra, o espectáculo será apresentado no Teatro da Cerca de São Bernardo, entre 10 de Novembro e 4 de Dezembro – de quinta a domingo para o público em geral e de quarta a sexta-feira também para escolas.
Após as temporadas nas cidades de Évora e Coimbra, o espectáculo cumprirá uma digressão nacional por algumas das principais salas e cidades do país, ao longo do primeiro trimestre de 2017. Em cada uma destas cidades prevê-se igualmente a apresentação de sessões para o público em geral e para grupos escolares, bem como a realização de oficinas para professores e de outras iniciativas comemorativas da efeméride.

TEATRO
Embarcação do Inferno
de Gil Vicente
co-produção A Escola da Noite / Centro Dramático de Évora
encenação António Augusto Barros e José Russo consultadoria científica José Augusto Cardoso Bernardes interpretação Ana Meira, Igor Lebreaud, Jorge Baião, José Russo, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Rosário Gonzaga, Rui Nuno cenografia João Mendes Ribeiro e Luisa Bebiano figurinos e bonecos Ana Rosa Assunção música Luís Pedro Madeira iluminação António Rebocho
M/12 > 60′

ÉVORA
Teatro Garcia de Resende
6 a 30 de Outubro de 2016
quarta a sábado, 21h30; domingos, 16h00
sessões para escolas: 13 a 28 de Outubro de 2016

COIMBRA
Teatro da Cerca de São Bernardo
10 de Novembro a 4 de Dezembro de 2016
quinta a sábado, 21h30; domingos, 16h00
sessões para escolas: 16 de Novembro a 2 de Dezembro de 2016

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Tags: , ,

Comments are closed.