clisteres e sangrias

Água cozida lhe dareis
com avenca si? Então
amenhã lhe tirarão
algum sangue si? Entendeis?
Si? Entam si? Logo é são

Filipe Eusébio e Maria João Robalo, "Auto dos Físicos" (foto: Pedro Rodrigues)

Filipe Eusébio e Maria João Robalo, “Auto dos Físicos” (foto: Pedro Rodrigues)

Se com o clister foi o abuso, com as sangrias foi o delírio (…). No século XVI, aí por 1551 só em Lisboa havia 197 barbeiros sangradores.
No hospital de Todos os Santos, onde havia uma escola para sangradores, sangrava-se loucamente, havendo dias de 40 e 50 sangrias (…). Em Coimbra sangravam-se, em plena rua, homens e animais, pelo que uma das vereações da Câmara quinhentista as proibiu numa interessante postura, obrigando os barbeiros sangradores a usarem da lanceta só em casa e com autorização médica; a mesma postura mandava que se recolhesse o sangue em tigelinhas especiais, as sangradeiras (…). No Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, fazia-se pelo verão uma sangria colectiva e preventiva aos Monges do Convento (…).
Sangrava-se antes das doenças para prevenir, sangrava-se durante a doença para curar, sangrava-se conforme os signos zodiacais. Uma loucura!

Alberto da Rocha Brito
“A Farsa dos Físicos de Gil Vicente vista por um médico”. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1937

Auto dos Físicos
de Gil Vicente