Bonecos de Santo Aleixo regressam a Coimbra esta semana

A Escola da Noite tem o enorme prazer de acolher no Teatro da Cerca de São Bernardo, pela segunda vez na sua história, os Bonecos de Santo Aleixo. Os pequenos e inconfundíveis títeres de varão, que o Centro Dramático de Évora em boa hora soube proteger e tem divulgado por todo o mundo, voltam a montar o seu retábulo no palco do TCSB para um conjunto de três sessões, entre 11 e 13 de Dezembro.
Numa semana cheia de propostas, o TCSB oferece ainda uma nova sessão do Clube de Leitura Teatral e, assinalando o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a exposição “Reclus@ 008” e o seminário online “Ecos da invisibilidade: direitos das crianças com pais reclusos”.

Tradicionais do Alentejo, os Bonecos de Santo Aleixo são títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas diminutos – de vinte a quarenta centímetros. Propriedade do Centro Dramático de Évora desde os anos 80 do século XX, altura em que a companhia de Évora os adquiriu ao mestre António Talhinhas, os Bonecos são manipulados por “uma família” de actores profissionais, que assim garante a permanência do espectáculo e assegura a continuidade desta expressão artística.
Conhecidos e apreciados em todo o país, os Bonecos de Santo Aleixo participaram em largas dezenas de festivais internacionais em Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Grécia, Moçambique, Alemanha, Macau, China, Índia, Tailândia, Brasil, Rússia, México, Itália e França.
Nesta sua nova passagem por Coimbra, os Bonecos podem ser vistos de 11 a 13 de Dezembro – sexta e sábado às 19h00 e no domingo às 16h00. Tendo em conta as restrições impostas pelas medidas de combate à propagação da Covid-19, a lotação da sala está limitada. Aconselha-se vivamente, por isso, a reserva a ou a compra antecipada dos bilhetes, pelos contactos habituais do Teatro ou através da Ticketline.

Teatro brasileiro e direitos humanos

Ainda esta semana, a programação do Teatro da Cerca de São Bernardo inclui uma nova sessão do Clube de Leitura Teatral, uma iniciativa que A Escola da Noite desenvolve em parceria com o TAGV desde 2015. A 10 de Dezembro, quinta-feira, pelas 18h30, a actriz Sofia Lobo dirige a leitura da peça “No Natal a gente vem te buscar”, do dramaturgo brasileiro Naum Alves de Souza (1942-2016). A sessão tem lugar na Sala Brincante da Cena Lusófona (no Pátio da Inquisição) e tem entrada gratuita, até ao limite da lotação da sala.

Sofia Lobo (foto: Cláudia Morais)

Também no dia 10, o Projecto Trampolim E7G e o Núcleo de Intervenção Infanto-Juvenil inauguram no foyer do Teatro a exposição “Reclus@ 008” (com fotografias da autoria de crianças e jovens com pais reclusos) e organizam o seminário “Ecos da invisibilidade: direitos das crianças com pais reclusos”. Ambas as iniciativas ocorrem no âmbito do Dia Internacional dos Direitos Humanos.

O seminário, ao qual é possível assistir online, conta, entre outras, com as intervenções de Peter Smith (investigador da Universidade de Oxford), Paulo Guerra (Juiz Desembargador), Ricardo Loureiro (Observatório Europeu das Prisões), Inês Coutinho (Presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Coimbra), Emília Bigotte (Presidente do CASPAE) e Francisco Queirós (Vereador da Câmara Municipal de Coimbra com o pelouro da habitação). A exposição, com entrada livre, pode ser visitada até dia 19 de Dezembro, dentro dos horários habituais do TCSB.

Teatro da Cerca de São Bernardo
Programação de 7 a 13 de Dezembro de 2020

Ecos da invisibilidade: direitos das crianças com pais reclusos
Trampolim-E7G
(via zoom)
10 de Dezembro de 2020
quinta-feira, 14h30
participação gratuita, com inscrição obrigatória
org. Projecto Trampolim – E7G / Núcleo de Intervenção Infanto-Juvenil

EXPOSIÇÃO
Reclus@ 008
Galeria fotográfica da autoria de crianças e jovens com pais reclusos
10 a 19 de Dezembro de 2020

239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt
Bilhetes à venda no TCSB e na Ticketline

Covid-19 – Plano de Prevenção e Contingência do TCSB
De acordo com a Orientação da DGS 28/2020, de 28 de Maio, e o Plano de prevenção e contingência do TCSB, a lotação e a ocupação da sala estão condicionadas: os lugares são marcados e é respeitada a distância de uma cadeira entre cada lugar ocupado. É obrigatória a utilização de máscara no interior do Teatro e o cumprimento das demais condições de segurança indicadas à entrada do edifício.