“No Natal a gente vem te buscar”, de Naum Alves de Souza | CLUBE DE LEITURA TEATRAL

Sofia Lobo (foto: Cláudia Morais)

“No Natal a Gente Vem Te Buscar” (1979), de Naum Alves de Souza, é uma peça de personagens sem nome próprio, designadas unicamente pelo seu grau de parentesco. Com diálogos simples, trata da família, das relações que o sangue estabelece e que nem sempre são aquilo que esperamos. Do passado ao presente, a Solteirona, a protagonista, é uma mulher desajustada, da infância ao lar de idosos. Nas palavras do próprio Naum, “Quando a Solteirona está em plena crise, os dois irmãos a acodem e ela cobra de Deus a promessa de que, se a gente for bom, vai ser feliz. O irmão, então, pergunta: Mas como é que ela pode ser assim? A irmã responde: Foi assim que a gente aprendeu, só que ela acreditou!”

Naum Alves de Souza (1942-2016), dramaturgo, encenador, cenógrafo, figurinista, artista plástico e professor, colaborou com nomes maiores da cena artística brasileira, como Elis Regina, Chico Buarque, Antunes Filho, Fernanda Montenegro. O percurso de Naum foi distinguido, nas suas várias áreas de intervenção. As suas peças traçam um perfil do povo brasileiro entre o regime ditatorial de 64 e a primeira década do século XXI.

Sofia Lobo, actriz. Pisou pela primeira vez um palco no Teatro Experimental de Mortágua e consolidou essa apetência no Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas. Elemento fundador d’A Escola da Noite, desde 1992 integrou o elenco de 45 espectáculos, tendo encenado os seguintes: “Play”, com peças curtas de Samuel Beckett, que traduziu; “Noite de Amores Efémeros”, com peças curtas de Paloma Pedrero que também traduziu; “Nunca estive em Bagdad”, de Abel Neves; “Desmesura”, de Hélia Correia, que co-encenou com Jarbas Bittencourt e Igor Lebreaud; “A Mulher como Campo de Batalha”, de Matéi Visniec, que traduziu com Ana Teresa Santos.

TEATRO | LEITURA
“No Natal a gente vem te buscar”, de Naum Alves de Souza
dir. Sofia Lobo
Clube de Leitura Teatral
10 de Dezembro de 2020
quinta-feira, 18h30
Sala Brincante da Cena Lusófona > 90′
entrada gratuita
co-organização: TAGV / A Escola da Noite
apoio: Cena Lusófona

239 718 238 / 966 302 488 / clube.leitura.teatral@gmail.com
evento FB

COVID-19
Lotação limitada a 20 lugares sentados, com distância de 1,5 metros entre cadeiras. É obrigatório o uso de máscara durante toda a sessão. Solicita-se o cumprimento das normas de etiqueta respiratória e de distanciamento físico.