Alunos do Colégio São Teotónio mostram-se no TCSB

A Escola da Noite acolhe no Teatro da Cerca de São Bernardo, na próxima semana, quatro espectáculos produzidos no âmbito do Curso de Artes do Espectáculo – Interpretação do Colégio São Teotónio. Entre 30 de Junho e 3 de Julho, o público pode assistir ao exercício dos alunos do 11º ano, dirigido pela actriz e professora Cláudia Carvalho, e a três Provas de Aptidão Profissional (PAP), relativas a seis alunos finalistas do curso.

Mariana Duarte e Tiago Martins, alunos de teatro do Colégio São Teotónio (fotos: Eduardo Pinto)

Como vem sendo habitual ao longo dos últimos anos, o TCSB volta a ser um dos palcos privilegiados para a apresentação ao público e à comunidade artística dos jovens actores formados pelo curso profissional do Colégio São Teotónio.
Tiago Martins e Mariana Duarte realizaram o seu estágio curricular n’A Escola da Noite, integrando o elenco da versão original do mais recente espectáculo da companhia – “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”, de Matéi Visniec. Regressam agora, para a apresentação pública das suas Provas de Aptidão Profissional, que lhes permitirão terminar os respectivos cursos. A eles juntam-se Ana Margarida Cruz, Beatriz Madeira, Sara do Canto e Daniel Lima, ao longo de uma semana quase integralmente dedicada ao Colégio São Teotónio.

“O despertar da Primavera”
Para o exercício final dos alunos do 11º ano (segundo ano do curso profissional), a actriz e professora Cláudia Carvalho escolheu a peça “O Despertar da Primavera”, de Frank Wedekind. Uma “tragédia juvenil”, escrita no final do século XIX, na qual Cláudia Carvalho encontra referências que fazem sentido nos dias de hoje: “Quantos de nós não temos ou tivemos um Melchior na turma ou no nosso círculo de amigos? Quantos de nós não conhecem um Hanschen e um Ernst cujo amor proibido os leva a ter uma vida em segredo, condenando-se a si próprios? Quantos de nós não somos Wendlas e Moritz sem condições para poder escolher o seu próprio caminho?”.

O Despertar da Primavera - Cartaz Oficial
No texto que escreveu a propósito deste exercício-espectáculo, Cláudia Carvalho salienta a forma como esta famosa peça do autor alemão nos pode ajudar a reflectir sobre temas como as pressões sociais e familiares, os preconceitos, os estereótipos e o direito de todos a perseguirem os seus sonhos.
O espectáculo tem uma apresentação única, no dia 30 de Junho (terça-feira), pelas 21h30.

Sábados para a infância: dança criativa, com Leonor Barata
Leonor Barata, bailarina, coreógrafa e, por coincidência, também professora no Colégio São Teotónio, regressa nesta mesma semana ao TCSB, para a terceira edição da sua oficina de dança criativa, que tanto sucesso tem feito junto das crianças entre os 4 e os 10 anos.
“Partindo das experiências de cada um e da sua fisicalidade própria, tentamos perceber como o movimento se organiza no espaço e no tempo e como se transformam os nossos gestos em danças”, explica a formadora, com uma larga experiência de trabalho com públicos de todas as idades.

Oficina de Dança Criativa, com Leonor Barata (foto: Nilce Vicente)

A oficina integra-se no ciclo “Sábados para a infância no TCSB” e tem início às 10h30 de dia 4 de Julho. Dura cerca de 90 minutos e as inscrições, que custam apenas 5 Euros, devem ser feitas antecipadamente, pelos contactos habituais do Teatro: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

TCSB – programação de 29 de Junho a 4 de Julho

O Despertar da Primavera – tragédia musical juvenil
alunos do 11º ano do Curso de Artes do Espectáculo – Interpretação do Colégio São Teotónio
30 de Junho