Cinzas…, de Harold Pinter

"Cinzas...", de Harold Pinter (foto: Pedro Rodrigues)

“Cinzas…”, de Harold Pinter (foto: Pedro Rodrigues)

“Cinzas…” tem encenação de Rogério de Carvalho e reúne quatro peças do dramaturgo inglês Harold Pinter (1930-2008), escritas em momentos distintos da carreira do autor: “A Black and White” (1959), “Língua da Montanha” (1988), “A Nova Ordem Mundial” (1991) e “Cinza às Cinzas” (1996). Em todas elas encontramos personagens confrontadas com diferentes formas de opressão e violência – refinada ou brutal; íntima, social ou de Estado; física ou psicológica.

Sem referências explícitas a tempos e lugares e assentes nos notáveis diálogos que marcam a obra de Pinter, os quatro textos seleccionados visitam cenários de pobreza, de tortura, de humilhações, de desamparo dos mais fracos perante várias formas de agressão com as quais todas as sociedades convivem. Duas idosas que se abrigam da cidade grande na leitaria onde diariamente comem a sua sopa e se entretêm a ver passar os autocarros, a mãe e a mulher que visitam os seus familiares na prisão política, a conversa dos interrogadores frente ao interrogado que os escuta de olhos vendados e a conversa doméstica de um casal de meia idade que desvenda memórias (reais ou imaginárias) do horror inominável são os quatro pontos de partida para esta primeira incursão d’A Escola da Noite no universo de Harold Pinter.

Com espaço cénico de Ana Rosa Assunção, Jorge Ribeiro e Rogério de Carvalho, figurinos e adereços de Ana Rosa Assunção, desenho de luz de Jorge Ribeiro e sonoplastia de Rogério de Carvalho e Zé Diogo, o espectáculo conta com as interpretações de Igor Lebreaud, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash e Sofia Lobo.

Estreado em Maio de 2018, é recomendado para maiores de 16 anos e volta agora ao palco do TCSB, para uma temporada de duas semanas, de quinta a sábado às 21h30 e aos domingos às 16h00.

Os bilhetes custam entre 5 e 10 Euros e podem ser reservados pelos contactos habituais do Teatro: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

TEATRO
Cinzas…
de Harold Pinter

pel’A Escola da Noite – Grupo de Teatro de Coimbra

textos Harold Pinter tradução Francisco Frazão e Paulo Eduardo de Carvalho encenação Rogério de Carvalho espaço cénico Ana Rosa Assunção, Jorge Ribeiro e Rogério de Carvalho figurinos e adereços Ana Rosa Assunção desenho de luz Jorge Ribeiro sonoplastia Rogério de Carvalho e Zé Diogo interpretação Igor Lebreaud, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash e Sofia Lobo montagem e operação técnica Rui Valente e Zé Diogo

Évora, Teatro Garcia de Resende
23 de Março de 2019
sábado, 21h30
M/16 > 1h40 com intervalo

informações e reservas:
266 703 112 / geral@cendrev.com

#CinzasHaroldPinter

FOLHA DE SALA – Texto da companhia

SOBRE O AUTOR

SOBRE O ENCENADOR

DOSSIER DE IMPRENSA

FOTOS

Comments are closed.