Esta semana no TCSB: debates sobre violência doméstica e dança para pais e filhos

Na quarta semana da temporada de “A Canoa”, A Escola da Noite aprofunda o debate público sobre o tema da violência doméstica. Para além dos espectáculos, exibimos a grande reportagem “O amor não mata”, de Ana Sofia Fonseca (SIC), e organizamos um debate com as investigadoras e activistas Catarina Martins, Madalena Duarte e Tatiana Moura.
No sábado regressa uma das iniciativas de programação mais emblemáticas do TCSB, os “Sábados para a infância”, com Leonor Barata.

O amor não mata

foto de capa

“O amor não mata” é uma reportagem de Ana Sofia Fonseca, emitida pela SIC em Março deste ano. Partindo dos números de mulheres assassinadas em crimes de violência doméstica em Portugal (43 só em 2014 e mais de 20 nos primeiros nove meses de 2015), a jornalista ouve depoimentos de várias vítimas, mas também das principais instituições que trabalham nesta área, como a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, a Associação de Apoio à Vítima (APAV) e a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), entre outras. Trata-se de um impressionante retrato do problema, que tem a enorme virtude de dar rostos e nomes às estatísticas. A Escola da Noite programou a projecção da reportagem para o dia 7 de Outubro, quarta-feira, pelas 21h30. Após a exibição, haverá um debate com a presença da autora, moderado pela jurista e activista em direitos humanos Sofia Figueiredo. A entrada é gratuita.

Debate após o espectáculo: “Violência doméstica – prevenção e combate”

Catarina Martins, Madalena Duarte e Tatiana Moura

Na quinta-feira, A Escola da Noite organiza um debate com Catarina Martins (docente do Doutoramento em Estudos Feministas do CES/FLUC), Madalena Duarte (co-coordenadora do mesmo Doutoramento e autora de uma tese que analisa as sentenças judiciais em casos de violência doméstica) e Tatiana Moura (directora executiva da ONG Promundo Brasil, que trabalha na prevenção da violência de género e contra crianças). A conversa tem entrada livre e ocorre imediatamente após a apresentação do espectáculo. Nesse dia, os bilhetes para o espectáculo têm o preço único de 5 Euros.

“A Canoa” até 18 de Outubro

02ACanoa

Escrita a partir de uma história meio absurda – o desconforto de um homem com o facto de o vizinho guardar uma canoa no seu lugar de garagem – “A Canoa” aborda o fenómeno da violência doméstica e a forma como ele se relaciona com os quadros de valores em que nos movemos, não apenas a partir de “uma chave emocional, mas também racional”.
A abordagem a uma questão tão sensível como esta é feita com o humor que caracteriza todos os espectáculos de Pazó – com o “humor que a vida sempre nos oferece, mesmo nas situações mais dramáticas”, explica o autor. Falando sobre a alternância entre momentos mais tensos e mais calmos que caracteriza esta peça, Cándido Pazó concretiza: “interessa-me que o público respire e que possa retomar o discurso e divertir-se com a peça”.
Com um elenco de cinco actores – Igor Lebreaud, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash e Sofia Lobo – o espectáculo inclui na sua ficha artística os galegos Afonso Castro (iluminação) e Manuel Riveiro Hermo (música) e os colaboradores habituais da companhia João Mendes Ribeiro e Luisa Bebiano (cenografia), Ana Rosa Assunção (figurinos e adereços) e Eduardo Pinto (vídeo). Cristina Janicas (assistência de encenação) e Catarina Moura (voz off) completam a equipa criativa da mais recente produção d’A Escola da Noite.
“A Canoa” estreou a 17 de Setembro e mantém-se em cena até 18 de Outubro, de quinta a domingo.
Estão igualmente a ser apresentadas sessões especiais para escolas (terceiro ciclo do ensino básico, ensino secundário e ensino profissional). Estas sessões decorrem em horário diurno, mediante reserva prévia.

Sábados para a infância estão de regresso

Leonor Barata numa das oficinas de dança criativa que dirigiu no TCSB, na primeira temporada dos "Sábados para a infância"

Leonor Barata numa das oficinas de dança criativa que dirigiu no TCSB, na primeira temporada dos “Sábados para a infância”

Ainda esta semana, regressa ao TCSB uma das mais emblemáticas iniciativas da programação desenhada pel’A Escola da Noite – os “Sábados para a infância”, com propostas na área da dança, da música, da literatura e da ilustração. O programa até Dezembro será anunciado nos próximos dias mas a primeira sessão desta nova série acontece já no próximo sábado, dia 10 de Outubro. A bailarina e coreógrafa Leonor Barata dirige uma oficina para pais e filhos (entre os 18 meses e os 4 anos). “Guiados por pequenas mãos – antecipa Leonor – vamos dançar em conjunto as danças que quisermos”. Ao longo de uma hora, “os grandes servem de apoio e suporte para as acrobacias dos pequenos e os pequenos rebolam, rodam e apoiam-se nos pais, alternando entre gatos, cobras e elefantes”. O preço é de 10 Euros por “dupla” (pai/mãe e criança) e as reservas podem ser feitas pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

TEATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO
Programação de 5 a 11 de Outubro de 2015

GRANDE-REPORTAGEM
O amor não mata