conversa com juízes na primeira noite de “12 homens e uma sentença”

Na noite da primeira apresentação em Coimbra de “12 homens e uma sentença” (7 de Dezembro) A Escola da Noite a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) propõem aos espectadores uma conversa informal sobre o espectáculo. Terá lugar no bar do Teatro, logo após a sessão, e contará com a participação do encenador e dos actores da peça e dos juízes José Mouraz Lopes e Luís Azevedo Mendes.

"12 homens e uma sentença" (foto: João Caldas)

Originalmente escrita para teatro televisivo, a peça viria a ficar famosa pela sua adaptação ao cinema no filme “Doze homens em fúria” (“12 angry men”), realizado em 1957 por Sidney Lumet, com Henry Fonda como actor e produtor.
Numa sala fechada, doze jurados devem decidir se condenam ou não à morte na cadeira eléctrica um jovem acusado de assassinar o pai. Desenvolve-se a partir daí um surpreendente e fascinante exercício de argumentação e de conflito entre os 12 homens. O que parecia uma decisão fácil e rápida de tomar, com a unanimidade garantida, torna-se afinal bem mais complexo, a partir do momento em que um dos jurados questiona o senso comum e começa a levantar dúvidas. Ao mesmo tempo, vão sendo expostos os preconceitos de cada um dos jurados e a fragilidade das certezas absolutas na base das quais são tantas vezes tomadas decisões, na justiça como na política. É um espectáculo “contra a burrice da unanimidade”, que mostra como “as dúvidas razoáveis são bem mais interessantes dos que as verdades aparentes”, afirma o encenador Eduardo Tolentino.

Há mais de dois anos em cena no Brasil, o espectáculo conta já com mais de 360 apresentações e foi visto por mais de 100 mil espectadores. Ganhou em 2010 o Prémio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) para melhor espectáculo do ano e foi nomeado para duas categorias do Prémio Shell (melhor encenador e melhor actor). A digressão em Portugal inclui Lisboa (Teatro Nacional D. Maria II, por iniciativa do Ano do Brasil em Portugal) e as cidades de Coimbra, Braga e Évora, numa parceria entre a Cena Lusófona e a rede Culturbe.

Aproveitando a presença da comitiva do espectáculo em Portugal, A Escola da Noite acolhe ainda, para além de duas sessões de “12 homens” (7 e 8 de Dezembro, 21h30), o espectáculo “Retratos Falantes”, do Grupo TAPA (9 de Dezembro, 16h00).

Teatro da Cerca de São Bernardo
12 HOMENS E UMA SENTENÇA
de Reginald Rose

encenação Eduardo Tolentino elenco Adriano Bedin, Brian Penido, Ricardo Dantas, Zé Carlos Machado, Oswaldo Mendes, Augusto Cesar, Fernando Medeiros, Haroldo Ferrari, Henri Pagnoncelli, Oswaldo Ávila, Riba Carlovich, Gustavo Trestini e Ivo Muller