Rubem Fonseca – Contos

A Escola da Noite em co-produção com a Companhia de Teatro de Braga prepara o próximo espectáculo, desta vez em torno da obra do brasileiro Rubem Fonseca. Através do nosso blogue podem ficar a conhecer um pouco melhor a vida e obra do vencedor do Prémio Camões em 2003.

José Rubem Fonseca, nasceu em Juiz de Fora (Minas Gerais), em 1925. Formado em Direito, exerceu várias profissões antes de se dedicar inteiramente à escrita literária. Acredita, como Joseph Brodsky, que a verdadeira biografia de um escritor está nos seus livros. Mora no Rio de Janeiro desde os 8 anos de idade. Hoje reproduz-se um excerto do conto “Uma Mulher Diferente” presente no livro “Pequenas Criaturas” editado em 2002 pela Companhia das Letras.

“(…) Vivi passou a olhar com atenção as calças que ele usava, pensativa, silenciosa. Um dia, surpreendeu-a contemplando as roupas dele no armário. Compreendeu que, se não tirasse as calças e ficasse inteiramente nu, iria perdê-la. Mas se as tirasse, também a perderia, a mulher diferente de todas as outras. Sentiu-se muito infeliz, pois estava num beco sem saída. Um dia, depois de ficar nua, Vivi exigiu que ele tirasse as calças.

Tira hoje, ou está tudo acabado.

Ele a abraçou. Não posso, disse.

Você é um obstinado, disse Vivi se afastando, não quer se livrar dessa extravagância neurótica, nem eu implorando, como estou fazendo agora.

Se eu tirar as calças será o fim do nosso amor.(…)”


Tags: ,

Comments are closed.