Quinta, 22: nova estreia da trilogia Rubem Fonseca

fotografias de Augusto Baptista

Estreia esta quinta-feira, em Coimbra, o segundo espectáculo da “trilogia 1.José 2.Rubem 3.Fonseca” que A Escola da Noite e a Companhia de Teatro de Braga estão a apresentar ao público no Teatro da Cerca de São Bernardo.

Prossegue assim a exploração do universo literário do autor brasileiro, com a adaptação cénica de mais de duas dezenas dos seus contos, numa mostra propositadamente abrangente da sua vastíssima obra. Desta feita, em 2. Rubem, as companhias propõem a apresentação de mais cinco narrativas, com os sugestivos títulos “O Buraco na Parede”, “Caderninho de Nomes”, “Eu seria o homem mais feliz do mundo se pudesse passar uma noite com você”, “Copromancia” e “Soma zero”.

Ao longo dos três espectáculos, esta co-produção entre as companhias de Coimbra e Braga destaca alguns dos mais distintivos traços da escrita de Rubem Fonseca – a violência latente, o desejo, a solidão e a dificuldade de comunicação com o outro que tantas vezes marcam a vida nas grandes cidades –, valorizando a sua mestria enquanto contador de histórias. Uma marca, aliás, que a transposição para os palcos concebida e dirigida por António Augusto Barros não pretende apagar. As soluções encontradas assentam na simplicidade do dispositivo cénico (comum aos três momentos da trilogia e enriquecido com o desenho de luz de Jorge Ribeiro) e apostam tudo no exigente e essencial trabalho dos 11 actores que interpretam as diversas personagens.

A diversidade do elenco é, aliás, uma das principais mais-valias desta nova co-produção entre A Escola da Noite e a CTB, com a qual o grupo de Coimbra atinge o 50.º espectáculo do seu percurso, iniciado em 1992.

2. Rubem – o segundo momento da trilogia – está em cena em três sessões únicas, nos dias 22, 23 e 24 de Abril (quinta, sexta e sábado), sempre às 21h30, no Teatro da Cerca de S. Bernardo. Para todos aqueles que puderam assistir ao primeiro espectáculo e não queiram perder o terceiro (com estreia na próxima semana), as companhias garantem condições especiais de acesso.

Tags: ,

One Response to “Quinta, 22: nova estreia da trilogia Rubem Fonseca”

1. […] This post was mentioned on Twitter by A Escola da Noite. A Escola da Noite said: “Eu seria o homem mais feliz do mundo se pudesse passar uma noite com você” conto de Rubem Fonseca http://weblog.aescoladanoite.pt/?p=2833 […]