“Quem se chama José Saramago” quinta-feira no TCSB

Quem se chama José Saramago é uma meditação sobre o erro, uma visão sossegada do universo do escritor português em que se confrontam as diferentes fases da sua vida com os livros que as prepararam ou que foram sua consequência; uma vida e uma obra que acabaram por merecer-se; um labirinto em cujo centro reside a ascensão humana contínua de um homem que viveu desassossegado e escreveu para desassossegar.

Espectáculo de tributo ao escritor, pensador, activista, mas também criança, adolescente, José Saramago — o homem como um personagem em si, no espaço de ficção que é o teatro. O narrador como um eu mais próximo de um teatro testemunhal do que argumentativo.

“Quem se chama José Saramago” © Ovelha Eléctrica

Quem se Chama José Saramago” aborda a relação com o espectador através de uma complexa dramaturgia cénica de maneira expressiva, sugestiva e poética.
O espectáculo junta linguagens distintas que se unem em torno de um legado cultural de um escritor Nobel da Literatura: dança, música, teatro e audiovisual em conexão com a memória, permitindo simultaneamente o crescimento emocional e intelectual do público jovem. Referência a várias obras do autor, nomeadamente Levantado do Chão, O ano da morte de Ricardo Reis, Ensaio sobre a cegueira, entre outras. Esta produção conjunta entre o Teatro das Beiras e a companhia espanhola Karlik Danza-Teatro resulta num espectáculo bilingue (português e espanhol), composto por momentos de diálogo e por outros em que as duas línguas surgem em uníssono.

“Quem se chama José Saramago” © Ovelha Eléctrica

TEATRO
Quem se chama José Saramago
TEATRO DAS BEIRAS / KARLIK DANZA-TEATRO (ES)

23 de Junho de 2022
quinta-feira, 21h30
M/14 > 70 min > 5€

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Comments are closed.