Farsas per musica

Setembro 3rd, 2013

Esta sexta-feira volta a haver teatro no Pátio da Inquisição:

“Farsas per musica”, de Goldoni, pelo Teatro das Beiras, às 21h30, com entrada livre.

Teatro das Beiras traz “Farsas per musica” ao Pátio da Inquisição

Agosto 30th, 2013

A temporada 2013-2014 do TCSB começa com uma proposta para o ar livre. O Teatro das Beiras traz ao Pátio da Inquisição, na próxima sexta-feira, 6 de Setembro, o espectáculo “Farsas per Musica”, de Goldoni. A sessão está marcada para as 21h30 e tem entrada gratuita.

cartazfarsasweb_450

Organizado a partir de duas farsas do célebre autor italiano – “Il Matrimónio Discorde” e “La Cantarina”, o espectáculo tem encenação de Gil Salgueiro Nave, director artístico do Teatro das Beiras, e música de Helder Gonçalves.
Concebido para itinerância (“um teatro de estrado e ar livre”, afirma a companhia da Covilhã), ele faz uma “citação contemporânea do teatro barroco, marcado por uma destacada intervenção musical inspirada na tradição do teatro musical burlesco”.
“Amores, ciúmes, seduções, dinheiro e fingimentos” são os temas centrais destas comédias, escritas numa época em que o teatro estava “prestes a deixar cair as máscaras tipo da comédia dell’arte para dar lugar a personagens com traços de caráter realista e rosto humano, anunciadores de mudanças sociais que chegariam com a Revolução Francesa”. Aqui se vê, por exemplo, “a aristocracia em decadência e a burguesia em ascensão disputando no palco os seus privilégios materiais e éticas morais num tom burlesco e poético capaz de provocar o olhar curioso e complacente do espectador do nosso tempo”, escreve ainda o Teatro das Beiras.
Carlo Goldoni (1707-1793) é uma referência do teatro europeu do século XVIII. Foi um dos responsáveis pela “reforma” do teatro italiano e influenciou profundamente o gosto e a prática teatral do seu tempo. Este é o terceiro espectáculo de Goldoni apresentado pelo Teatro das Beiras, depois de “Uma das últimas tardes de Carnaval“ (2003) e “Molière” (2007).
O regresso do Teatro das Beiras a Coimbra ocorre uma vez mais no âmbito da Culturbe – Braga, Coimbra e Évora, uma rede de programação financiada pelo QREN, liderada pel’A Escola da Noite, que envolve ainda o Theatro Circo e o Teatro Garcia de Resende, daquelas duas cidades.

“Farsas per música”
de Carlo Goldoni
pelo Teatro das Beiras
6 de Setembro
sexta-feira, 21h30
PÁTIO DA INQUISIÇÃO

encenação Gil Salgueiro Nave tradução Luís Nogueira cenografia e figurinos Luís Mouro música Helder Gonçalves interpretação Fernando Landeira, Pedro da Silva, Rui Raposo Costa, Sara Gabriel e Sónia Botelho desenho de luz Jay Collin produção Teatro das Beiras

M/12 > 60′ > entrada gratuita
espectáculo no âmbito da Rede Culturbe – Braga, Coimbra e Évora

“As Orações de Mansata”: primeira leitura pública

Agosto 28th, 2013

A Escola da Noite apresenta amanhã, em São Tomé e Príncipe, a primeira leitura pública da peça “As Orações de Mansata”, de Abdulai Sila. Co-produzido com a Cena Lusófona no âmbito do projecto P-STAGE, o espectáculo tem estreia marcada para 17 de Outubro, no TCSB.

Elenco de "As Orações de Mansata" (foto: Sofia Lobo)

Elenco de “As Orações de Mansata” (foto: Sofia Lobo)

A sessão assinala o fim da primeira fase dos ensaios (iniciados no princípio de Agosto) e antecede a partida da comitiva – um elenco composto por 13 actores, oriundos de 6 países de língua portuguesa – para Portugal, onde chegará no próximo sábado. Tem entrada livre e está marcada para as 17h30, no Pavilhão Cultural Dona Alda Espírito Santo, no Liceu Nacional de São Tomé.

“As Orações de Mansata”

Definida como “uma adaptação de Macbeth à realidade africana”, a peça – que é o primeiro texto dramático da literatura guineense – oferece um impiedoso retrato dos mecanismos de corrupção, luta pelo poder e violência extrema que caracterizam vários regimes políticos em todo o mundo e têm marcado, de forma trágica, a realidade da Guiné-Bissau nas últimas décadas.?Oito conselheiros do Supremo-Chefe, encarregados de assuntos como tchumul-tchamal [confusão], meker-meker [intriga] ou nhengher-nhengher [conspiração], disputam entre si a melhor forma de derrubar o líder e ocupar a cadeira da Suprematura. Para o efeito, partem em busca das “Orações de Mansata”, que supostamente lhes facilitariam a dominação sobre o seu povo, num processo em que a traição, a tortura e o assassinato são reduzidos à banalidade.?A realidade de uma certa África contemporânea é ainda retratada nesta peça através das tensões e das contradições entre as culturas ancestrais (a poligamia, a ligação ao sobrenatural, as formas de poder tradicional, o lugar reservado às mulheres) e o crescente impacto da globalização, nomeadamente através da internet, de outros meios de comunicação e de uma mobilidade internacional e intercontinental cada vez mais facilitada.

Abdulai Sila

Abdulai Sila (Catió, Guiné-Bissau, 1958) é formado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Dresden (Alemanha). Dedicou-se ao estudo das Tecnologias de Informação e Comunicação e tornou-se empresário nesta área, desempenhando um papel pioneiro no desenvolvimento e difusão das TIC na Guiné-Bissau. Foi co-fundador do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, do GREC – Grupo de Expressão Cultural, da revista cultural Tcholona e da primeira editora privada guineense, a Ku Si Mon. Tem três romances editados – “Eterna Paixão” (1994), “A Última Tragédia” (1995) e “Mistida” (1997) – para além de contos e artigos em várias publicações internacionais. Publicou recentemente a sua segunda peça de teatro, “Dois tiros e uma gargalhada”, que apresenta como o segundo momento de uma trilogia iniciada com “As Orações de Mansata” (editada pela Cena Lusófona em 2011, na sua colecção “Teatro”).?Em Julho deste ano foi condecorado pelo Governo Francês com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras”.

O P-STAGE
O P-STAGE – Portuguese-Speaking Theatre Actors Gather Energies é um projecto de formação, criação e difusão teatral financiado pela União Europeia e liderado pela Cena Lusófona em associação com o Elinga Teatro, de Angola, a Acção para o Desenvolvimento, da Guiné-Bissau, o Centro de Intercâmbio Teatral de São Tomé e Príncipe, o Bando de Teatro Olodum / Teatro Vila Velha, de Salvador (Brasil) e ainda as companhias de teatro portuguesas A Escola da Noite e a Companhia de Teatro de Braga. Entre as instituições apoiantes estão o Governo de São Tomé e Príncipe, através do Ministério da Educação, Formação e Cultura, e a empresa de telecomunicações angolana Multitel.?Depois de três oficinas de interpretação realizadas em Angola (Novembro de 2012), na Guiné (Abril de 2013) e em São Tomé (Julho de 2013), que serviram também para a selecção dos actores que participariam no espectáculo, o elenco reuniu-se no início de Agosto na cidade de São Tomé, onde tem cumprido a primeira fase dos ensaios, que agora termina.

Flores de Livro regressam em Outubro com sessões temáticas

Agosto 26th, 2013
"Flores de Livro", por Cláudia Sousa

“Flores de Livro”, por Cláudia Sousa

As “Flores de Livro” – leituras de contos para a infância por Cláudia Sousa regressam ao TCSB em Outubro para mais três meses a encantar miúdos e graúdos.

Desta vez, temos uma novidade: as sessões são temáticas e acompanham a programação principal do Teatro, que em breve vai ser divulgada.

Para já, pode colocar na agenda:

5 de Outubro

autores africanos

2 de Novembro

autores galegos

7 de Dezembro

autores brasileiros

Mantenha-se atento e faça-nos companhia!

 

Livraria do TCSB continua aberta

Agosto 22nd, 2013
foto: Eduardo Pinto

foto: Eduardo Pinto

A livraria do TCSB tem mais de 500 títulos à sua disposição e permanece aberta durante todo o mês de Agosto.

Visite-nos de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 15h00 e as 19h00. Temos a maior livraria de teatro da cidade!