noite boa na baixa de Coimbra

Setembro 6th, 2013

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A baixa de Coimbra está animada nestas noites que ainda são de Verão.

Hoje oferecemos-lhe teatro ao ar livre, com as “Farsas per musica”, de Goldoni, pelo Teatro das Beiras (21h30).

E há mais coisas por aqui perto. No Salão Brazil, por exemplo, tocam os Tape Junk (22h30).

Venha ter connosco!

“As Orações de Mansata”: 13 actores lusófonos preparam co-produção no TCSB

Setembro 5th, 2013

A Escola da Noite iniciou esta semana a segunda fase dos ensaios do espectáculo “As Orações de Mansata”, de Abdulai Sila. Treze actores oriundos de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe integram o elenco desta co-produção internacional, dirigida por António Augusto Barros, que tem estreia marcada para 17 de Outubro. Acompanhe os trabalhos e reserve antecipadamente os seus lugares. A temporada em Coimbra é muito curta!

Ensaios de "As Orações de Mansata" em São Tomé: leitura pública. Da esquerda para a direita: Amador Fernandes (São Tomé e Príncipe), Paulo Figueira (Angola), Rogério Boane (Moçambique), Ridson Reis (Brasil), Wilson Sousa (São Tomé e Príncipe), Trindade Costa (Guiné-Bissau), Igor Lebreaud (Portugal), Miguel Magalhães (Portugal), Jorge Biague (Guiné-Bissau). Foto: Sofia Lobo

Ensaios de “As Orações de Mansata” em São Tomé: leitura pública. Da esquerda para a direita: Amador Fernandes (São Tomé e Príncipe), Paulo Figueira (Angola), Rogério Boane (Moçambique), Ridson Reis (Brasil), Wilson Sousa (São Tomé e Príncipe), Trindade Costa (Guiné-Bissau), Igor Lebreaud (Portugal), Miguel Magalhães (Portugal), Jorge Biague (Guiné-Bissau). Foto: Sofia Lobo

O P-STAGE – Portuguese-Speaking Theatre Actors Gather Energies é o quarto Estágio Internacional de Actores realizado pela Cena Lusófona. Desta vez, após a realização de três oficinas de interpretação realizadas em Angola, na Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe, ele prevê a construção de um espectáculo em condições profissionais. A escolha da peça recaiu sobre a obra “As Orações de Mansata”, de Abdulai Sila, publicada na colecção “Teatro” da Cena Lusófona em 2011.
Para além dos dois actores de cada uma das três companhias envolvidas – A Escola da Noite e Companhia de Teatro de Braga (Portugal) e Bando de Teatro Olodum (Salvador, Brasil) – o elenco integra sete actores africanos, seleccionados a partir das oficinas.
A componente formativa mantém-se ao longo dos ensaios deste espectáculo: ainda em São Tomé, os actores tiveram aulas de capoeira e em Portugal trabalharão com Filipe Crawford (técnica da máscara), Zebrinha (coreografia) e Jarbas Bittencourt (música), entre outros.
À semelhança do que aconteceu nas edições anteriores, e como é também seu objectivo, o Estágio Internacional está a revelar-se uma riquíssima oportunidade de intercâmbio cultural entre os participantes, tirando o máximo partido das diferentes experiências de cada um deles e estimulando a partilha de saberes e conhecimentos.
Queremos partilhar essa riqueza consigo! Em Coimbra, vamos ter uma curta temporada de dez espectáculos, entre 17 e 27 de Outubro. Coloque na agenda e reserve com antecedência os seus lugares.
Faça-nos companhia!

As Orações de Mansata
de Abdulai Sila

encenação António Augusto Barros elenco Amador Fernandes, Elane Nascimento, Emílio Lucombo, Igor Lebreaud, Jorge Biague, Marleny Musa, Miguel Magalhães, Paulo Figueira, Ridson Reis, Rogério Boane, Solange Sá, Trindade da Costa e Wilson de Sousa

co-produção Cena Lusófona – Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral com A Escola da Noite – Grupo de Teatro de Coimbra, AD – Acção para o Desenvolvimento, Centro de Intercâmbio Teatral de São Tomé, Companhia de Teatro de Braga, Elinga Teatro, Teatro Vila Velha, no âmbito do projecto P-STAGE – Portuguese-Speaking Theatre Actors Gather Energies (programa ACP Cultures, da União Europeia e Secretariado dos Países ACP)

Coimbra, TCSB
17 a 27 de Outubro
terça a sábado, 21h30; domingos, 16h00
6 a 10 Euros

Farsas per musica

Setembro 3rd, 2013

Esta sexta-feira volta a haver teatro no Pátio da Inquisição:

“Farsas per musica”, de Goldoni, pelo Teatro das Beiras, às 21h30, com entrada livre.

Teatro das Beiras traz “Farsas per musica” ao Pátio da Inquisição

Agosto 30th, 2013

A temporada 2013-2014 do TCSB começa com uma proposta para o ar livre. O Teatro das Beiras traz ao Pátio da Inquisição, na próxima sexta-feira, 6 de Setembro, o espectáculo “Farsas per Musica”, de Goldoni. A sessão está marcada para as 21h30 e tem entrada gratuita.

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Organizado a partir de duas farsas do célebre autor italiano – “Il Matrimónio Discorde” e “La Cantarina”, o espectáculo tem encenação de Gil Salgueiro Nave, director artístico do Teatro das Beiras, e música de Helder Gonçalves.
Concebido para itinerância (“um teatro de estrado e ar livre”, afirma a companhia da Covilhã), ele faz uma “citação contemporânea do teatro barroco, marcado por uma destacada intervenção musical inspirada na tradição do teatro musical burlesco”.
“Amores, ciúmes, seduções, dinheiro e fingimentos” são os temas centrais destas comédias, escritas numa época em que o teatro estava “prestes a deixar cair as máscaras tipo da comédia dell’arte para dar lugar a personagens com traços de caráter realista e rosto humano, anunciadores de mudanças sociais que chegariam com a Revolução Francesa”. Aqui se vê, por exemplo, “a aristocracia em decadência e a burguesia em ascensão disputando no palco os seus privilégios materiais e éticas morais num tom burlesco e poético capaz de provocar o olhar curioso e complacente do espectador do nosso tempo”, escreve ainda o Teatro das Beiras.
Carlo Goldoni (1707-1793) é uma referência do teatro europeu do século XVIII. Foi um dos responsáveis pela “reforma” do teatro italiano e influenciou profundamente o gosto e a prática teatral do seu tempo. Este é o terceiro espectáculo de Goldoni apresentado pelo Teatro das Beiras, depois de “Uma das últimas tardes de Carnaval“ (2003) e “Molière” (2007).
O regresso do Teatro das Beiras a Coimbra ocorre uma vez mais no âmbito da Culturbe – Braga, Coimbra e Évora, uma rede de programação financiada pelo QREN, liderada pel’A Escola da Noite, que envolve ainda o Theatro Circo e o Teatro Garcia de Resende, daquelas duas cidades.

“Farsas per música”
de Carlo Goldoni
pelo Teatro das Beiras
6 de Setembro
sexta-feira, 21h30
PÁTIO DA INQUISIÇÃO

encenação Gil Salgueiro Nave tradução Luís Nogueira cenografia e figurinos Luís Mouro música Helder Gonçalves interpretação Fernando Landeira, Pedro da Silva, Rui Raposo Costa, Sara Gabriel e Sónia Botelho desenho de luz Jay Collin produção Teatro das Beiras

M/12 > 60′ > entrada gratuita
espectáculo no âmbito da Rede Culturbe – Braga, Coimbra e Évora

“As Orações de Mansata”: primeira leitura pública

Agosto 28th, 2013

A Escola da Noite apresenta amanhã, em São Tomé e Príncipe, a primeira leitura pública da peça “As Orações de Mansata”, de Abdulai Sila. Co-produzido com a Cena Lusófona no âmbito do projecto P-STAGE, o espectáculo tem estreia marcada para 17 de Outubro, no TCSB.

Elenco de "As Orações de Mansata" (foto: Sofia Lobo)

Elenco de “As Orações de Mansata” (foto: Sofia Lobo)

A sessão assinala o fim da primeira fase dos ensaios (iniciados no princípio de Agosto) e antecede a partida da comitiva – um elenco composto por 13 actores, oriundos de 6 países de língua portuguesa – para Portugal, onde chegará no próximo sábado. Tem entrada livre e está marcada para as 17h30, no Pavilhão Cultural Dona Alda Espírito Santo, no Liceu Nacional de São Tomé.

“As Orações de Mansata”

Definida como “uma adaptação de Macbeth à realidade africana”, a peça – que é o primeiro texto dramático da literatura guineense – oferece um impiedoso retrato dos mecanismos de corrupção, luta pelo poder e violência extrema que caracterizam vários regimes políticos em todo o mundo e têm marcado, de forma trágica, a realidade da Guiné-Bissau nas últimas décadas.?Oito conselheiros do Supremo-Chefe, encarregados de assuntos como tchumul-tchamal [confusão], meker-meker [intriga] ou nhengher-nhengher [conspiração], disputam entre si a melhor forma de derrubar o líder e ocupar a cadeira da Suprematura. Para o efeito, partem em busca das “Orações de Mansata”, que supostamente lhes facilitariam a dominação sobre o seu povo, num processo em que a traição, a tortura e o assassinato são reduzidos à banalidade.?A realidade de uma certa África contemporânea é ainda retratada nesta peça através das tensões e das contradições entre as culturas ancestrais (a poligamia, a ligação ao sobrenatural, as formas de poder tradicional, o lugar reservado às mulheres) e o crescente impacto da globalização, nomeadamente através da internet, de outros meios de comunicação e de uma mobilidade internacional e intercontinental cada vez mais facilitada.

Abdulai Sila

Abdulai Sila (Catió, Guiné-Bissau, 1958) é formado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Dresden (Alemanha). Dedicou-se ao estudo das Tecnologias de Informação e Comunicação e tornou-se empresário nesta área, desempenhando um papel pioneiro no desenvolvimento e difusão das TIC na Guiné-Bissau. Foi co-fundador do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, do GREC – Grupo de Expressão Cultural, da revista cultural Tcholona e da primeira editora privada guineense, a Ku Si Mon. Tem três romances editados – “Eterna Paixão” (1994), “A Última Tragédia” (1995) e “Mistida” (1997) – para além de contos e artigos em várias publicações internacionais. Publicou recentemente a sua segunda peça de teatro, “Dois tiros e uma gargalhada”, que apresenta como o segundo momento de uma trilogia iniciada com “As Orações de Mansata” (editada pela Cena Lusófona em 2011, na sua colecção “Teatro”).?Em Julho deste ano foi condecorado pelo Governo Francês com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras”.

O P-STAGE
O P-STAGE – Portuguese-Speaking Theatre Actors Gather Energies é um projecto de formação, criação e difusão teatral financiado pela União Europeia e liderado pela Cena Lusófona em associação com o Elinga Teatro, de Angola, a Acção para o Desenvolvimento, da Guiné-Bissau, o Centro de Intercâmbio Teatral de São Tomé e Príncipe, o Bando de Teatro Olodum / Teatro Vila Velha, de Salvador (Brasil) e ainda as companhias de teatro portuguesas A Escola da Noite e a Companhia de Teatro de Braga. Entre as instituições apoiantes estão o Governo de São Tomé e Príncipe, através do Ministério da Educação, Formação e Cultura, e a empresa de telecomunicações angolana Multitel.?Depois de três oficinas de interpretação realizadas em Angola (Novembro de 2012), na Guiné (Abril de 2013) e em São Tomé (Julho de 2013), que serviram também para a selecção dos actores que participariam no espectáculo, o elenco reuniu-se no início de Agosto na cidade de São Tomé, onde tem cumprido a primeira fase dos ensaios, que agora termina.