“O livro como instrumento de intervenção”: oficina para agentes educativos no TCSB

A Escola da Noite acolhe no Teatro da Cerca de São Bernardo em Coimbra, a 4 de Maio, uma oficina que ajuda a utilizar o livro como instrumento de intervenção socioeducativa. A iniciativa é dirigida por Cláudia Sousa, a animadora das sessões de “Flores de Livro” e destina-se a todos os agentes educativos: professores, pais e encarregados de educação.

A oficina tem a duração de 4 horas, ao longo das quais os participantes poderão experimentar, em contexto de dinâmica de grupo e educação não formal, exercícios e jogos que permitem perceber o livro, a leitura e a escrita como uma mais-valia essencial na promoção de competências psicossociais e o livro como objecto facilitador de aprendizagens.
De acordo com a educadora social e animadora socioeducativa responsável pela oficina, o livro é o “instrumento ideal para proporcionar reflexões e aprendizagens importantes para o desenvolvimento dos indivíduos e dos grupos, independentemente das suas especificidades”.
A formação será assim útil não apenas para professores mas para todos aqueles que intervêm na educação de crianças e jovens e que desejam incutir-lhes o gosto pela leitura.
A lotação é limitada a 25 participantes e as inscrições devem ser feitas por e-mail, para geral@aescoladanoite.pt. O custo é de 25 Euros por pessoa.

Cláudia Sousa
Bacharel em Educação Social e licenciada em Animação Socioeducativa, Cláudia Sousa frequentou várias formações em técnicas de animação, ilusionismo, vídeo, leitura em voz alta e promoção do livro e da leitura, narração oral, expressão dramática e teatro visual. Diz, no entanto, que tem sido na experiência com crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com necessidade especiais, que a aprendizagem tem sido mais intensa.
Foi responsável pela programação, desenvolvimento e avaliação de actividades diversas no âmbito dos projectos em que trabalhou, nomeadamente a elaboração de um projecto para uma ludoteca itinerante, actividades diversas com ATL, workshops de animação para profissionais da educação, actividades de prevenção do abandono escolar, criação, dinamização e avaliação de um Centro de Atendimento Juvenil, desenvolvimento de actividades com pessoas com deficiência. Foi responsável pelo Serviço Educativo da Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro e do Auditório Municipal Carlos Paredes, pela dinamização da Biblioteca Itinerante EMA (Espaço Móvel de Animação), pelos Serviços da Componente de Apoio à Família, do Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro, de Vila Nova de Paiva, onde iniciou o seu trabalho na mediação do livro e da leitura. Participou na organização do 1º Encontro Nacional de Serviço Educativo Diferentes Leituras, e como voluntária foi responsável pela Feira do Livro, no 2º Encontro de Serviço Educativo. Responsável pelos espaços de conto e leitura da 1ª e 2ª edição dos Jardins Efémeros, actualmente dinamiza o projecto “Flores de Livro”, no TCSB, que associa a realização de actividades de educação não formal e animação à venda de livros de diversas editoras.

 

Oficina
Livro – Instrumento de intervenção
por Cláudia Sousa
sábado, 4 de Maio de 2013
15h00 – 19h00
25,00 Euros
informações e inscrições: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Tags: , ,

One Response to ““O livro como instrumento de intervenção”: oficina para agentes educativos no TCSB”

  1. […] ainda abertas as inscrições para a oficina “Livro – instrumento de intervenção”, dinamizada por Cláudia […]