Milagres Profanos | JOSÉ CALDAS

A Associação Cultural Quinta Parede, A Escola da Noite e a Cena Lusófona organizam a apresentação em Coimbra do livro “Milagres Profanos – 50 anos de teatro com os grupos independentes portugueses”, de José Caldas, no próximo dia 23 de Outubro, sábado, pelas 17h00, no Bar/Livraria do Teatro da Cerca de São Bernardo. A sessão contará com a presença do autor e a apresentação de Manuel Guerra e acontece no mesmo dia em que a Companhia Certa do Varazim Teatro apresenta “Bichos”, a partir de Miguel Torga, com encenação de José Caldas, no âmbito do programa “Sábados para a Infância no TCSB”.

Milagres Profanos
“Milagres Profanos – 50 anos de teatro com os grupos independentes portugueses” oferece uma retrospectiva das cinco décadas de trabalho de José Caldas em Portugal, como encenador, actor, crítico de teatro e professor. Reúne um conjunto de textos do autor, de directores artísticos dos grupos de teatro com que se cruzou e de autores de obras que encenou, oferecendo ainda uma vasta iconografia do trabalho realizado (fotografias, cartazes, desenhos e figurinos dos vários espectáculos criados).
Sendo simultaneamente um registo documental e um “depositário activo e afectivo da memória”, o livro é também um valioso instrumento de trabalho, para profissionais, amadores, professores e investigadores de teatro.

José Caldas
José Caldas (1945) estudou Teatro no Brasil, na Inglaterra, na França e na Escola Superior de Educação pela Arte em Portugal. No Brasil, trabalhou como actor e assistente de encenação em vários espetáculos, entre os quais “O Balcão”, de Genet, com encenação de Victor Garcia.
Criou até ao momento 56 espectáculos em Portugal, França, Itália e Espanha, entre os quais: “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles; “A vida íntima de Laura”, de Clarice Lispector; “O medo azul”, de Perraut; “Acende a Noite”, de Ray Bradbury; “La vie intime de Laura”, de Clarice Lispector; “La Terza Sponda”, de Guimarães Rosa; “As laranxas mais laranxas de todas as laranxas”, de Carlos Casares; “Il Colombre”, de Dino Buzzati; “As intermitências da morte”, de José Saramago; “A Velha Casa de Madeira”, da sua própria autoria.
Foi premiado quatro vezes pela Associação Portuguesa de Críticos Teatrais e distinguido pela Biennale Théâtre Jeunes Publics (França) e pela Associação de Directores, Actores e Técnicos de Teatro da Galiza – Prémio Maria Casares (Espanha).
Foi professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, na Universidade de Évora, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, na Academia Contemporânea do Espectáculo e no Ballet Teatro.
Publicou “O Instante Plural” (Publicações Horizonte), “20 Anos de Teatro e Miscigenação” (Quinta Parede/Fundação Gulbenkian), “30 Anos de Teatro e Jovem Público” (Quinta Parede/Fundação Gulbenkian), “40 Anos de Teatro – Por um teatro popular a partir da Infância” (Quinta Parede/SPA). Apresentou a exposição “Ex-Votos Teatrais – José Caldas, 40 Anos de Teatro”, no Museu Nacional do Teatro (Lisboa) e no Museu Nacional Soares dos Reis (Porto).
Foi crítico de teatro em “O Jornal” e no “Jornal de Notícias”.

Bichos, a partir de Miguel Torga
Companhia Certa da Varazim Teatro
23 de Outubro de 2021
sábado, 11h00