Marionet estreia “A Revolução dos Corpos Celestes” no TCSB

Foto: Francisca Moreira

A companhia Marionet celebra 20 anos e uma parte da celebração é feita no Teatro da Cerca de São Bernardo. Entre 19 e 22 de Novembro, em horários adequados às limitações impostas pelo estado de emergência, o grupo apresenta “A Revolução dos Corpos Celestes”, com texto e encenação de Mário Montenegro.

Originalmente estreada em 2001, no extinto Museu Nacional da Ciência e da Técnica, “A Revolução dos Corpos Celestes” foi a primeira peça de teatro de tema científico da Marionet, companhia fundada pelo actor e encenador Mário Montenegro. No âmbito das comemorações dos seus 20 anos, o grupo apresenta agora uma remontagem, com as interpretações de Mário Montenegro, Filipe Eusébio e Susana Pereira Francisco.
O espectáculo tem como tema a evolução do conhecimento sobre a nossa posição no universo e é construído a partir dos “avanços científicos de três dos homens responsáveis pelo que hoje conhecemos nesse campo – Ptolomeu, Copérnico e Galileu”. Este trabalho – adianta a Marionet – “interroga-se sobre as questões pessoais, sociais, políticas, religiosas e científicas que inundaram as suas buscas da verdade”. Assumindo que “a busca continua hoje e sempre – O que somos nós? Qual o nosso papel? Onde foi o princípio? E como? Será que estamos sozinhos no universo?” -, a Marionet questiona o próprio lugar do Teatro: “Será esse o nosso papel? O de questionar e partilhar essas perguntas com os outros? O de propagar o perguntar?”.

A estreia deste espectáculo esteve inicialmente prevista para 12 de Março, tendo sido cancelada no próprio dia, devido à primeira vaga da pandemia de Covid-19. A Escola da Noite congratula-se por ter sido possível recalendarizar a temporada, ainda que com os horários condicionados pelo actual estado de emergência. As quatro sessões terão lugar entre 19 e 22 de Novembro – na quinta e na sexta às 19h00, no sábado e no domingo às 11h00. Os bilhetes, que custam entre 5 e 10 Euros, já podem ser adquiridos ou reservados pelos contactos habituais do Teatro.

Aos descontos normalmente praticados no TCSB, soma-se o desconto de 40% para profissionais de ciência, tendo em conta o tema do espectáculo e o perfil da Marionet, companhia que tem um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. O grupo desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvido em projectos de ciência participativa. A Escola da Noite acompanha e admira este percurso desde o primeiro momento e associa-se com orgulho às comemorações do aniversário, acolhendo a quinta estreia do grupo no TCSB, depois de “Zoom” (2009), “BCC” (2011), “A Expressão das Emoções” (2014) e “Ego” (2015).

Coimbra
Teatro da Cerca de São Bernardo