Maio no TCSB – a programação completa

cartaz 201605

Dança, música e literatura estão em destaque na programação de Maio do TCSB, que acolhe um especialíssimo concerto do sexteto “Catarina e os Mouros” e propõe uma visita a quatro dos maiores sucessos dos “Sábados para a infância”.

O mês começa com a oitava sessão do Clube de Leitura Teatral, co-organizado pelo TAGV e pel’A Escola da Noite. Igor Lebreaud, que dirige a sessão, escolheu um texto bem conhecido dos espectadores d’A Escola da Noite: “Jacques o seu amo”, de Milan Kundera. A peça é uma revisitação do autor checo ao texto de Diderot “Jacques, o fatalista” e foi apresentado pela companhia de Coimbra em 1999, ainda na antiga sala-estúdio do Pátio da Inquisição. A leitura, que como sempre tem entrada livre, terá lugar no dia 3 de Maio, terça-feira, pelas 18h30.

CATARINA E OS MOUROS EM CONCERTO

A 14 de Maio, às 21h30, o TCSB acolhe o concerto de Catarina e os Mouros, um sexteto reunido em torno da voz de Catarina Moura e da música tradicional portuguesa. Luís Pedro Madeira, Manuel Rocha, Miguel Veras, Ni Ferreirinha e Quiné Teles constituem a versão “renovada e aumentada” do grupo que se reuniu pela primeira vez com este nome em 2010 e que prepara agora a edição do seu primeiro trabalho discográfico. O disco (e o concerto, que serve também para o pré-apresentar ao público de Coimbra) oferece uma belíssima viagem a músicas que fazem parte da nossa memória colectiva. “É de memória que primeiro são as cantigas que a Catarina quer cantar, como quem se arma em deus e sopra vida ao corpo que parecia morto, tão morto pois tão caído no esquecimento. Primeiro cantou-as sozinha aos ouvidos de uns poucos que também se agradaram das cantigas e se lhe juntaram, a ela. Mouros como ela, fizeram com o seu nome aquilo que ela fez às cantigas de outras vozes – roubaram-lho. E passaram a dar pelo nome de Catarina e os Mouros” – explica o grupo no seu texto de apresentação.
Os bilhetes já estão à venda e podem ser reservados pelos contactos habituais do Teatro.

SÁBADOS PARA A INFÂNCIA NO TCSB

“Ver a Odisseia para chegar a Ítaca”, de Leonor Barata, “Costurar cantigas e histórias da nossa memória”, do Taleguinho, “Catra… Pum!”, de Vânia Couto, e “Flores de Livro”, com Cláudia Sousa, são as quatro propostas d’A Escola da Noite para os Sábados para infância no TCSB.
Em “Ver a Odisseia…”, que estreou no TCSB em Março deste ano, Leonor Barata propõe uma viagem ao texto de Homero, a partir das adaptações de Maria Alberta Menéres e de Frederico Lourenço. Com a voz e o corpo, conduz as crianças ao longo da fantástica viagem de Ulisses, num espectáculo de dança e teatro indicado para todas as idades. O espectáculo é no dia 7 de Maio, pelas 11h00.
“Costurar cantigas e histórias da nossa memória”, do Taleguinho é provavelmente o maior sucesso dos Sábados para a Infância. Estreado no TCSB no início de 2015, regressa agora para uma sessão especialmente dedicada a todos aqueles que ainda não puderam vê-lo. Ao longo de 60 minutos, Catarina Moura e Luís Pedro Madeira proporcionam ao público o contacto com o património imaterial tradicional. Através de histórias cantadas, as crianças têm a oportunidade de escutar, num alinhamento recheado de temas tradicionais, canções, histórias, lengalengas, do aqui e do agora, contadas e cantadas. O concerto terá lugar às 11h00 de 14 de Maio.
No dia 21 de Maio, é a vez de Vânia Couto regressar ao TCSB, com o seu “Catra… Pum!” – um espectáculo de teatro, conduzido pela música, dinâmico e interactivo. Ao longo de uma hora, Catrapum viaja pelo mundo real e imaginário: um hospital de instrumentos que se transforma numa casa de fados, os ruídos das grandes cidades, o vento no topo de uma montanha, uma vela de um barco que não é um barco mas que vai navegar, um mar que se move e que soa dentro do público, por entre o público… Uma viagem pelo sons, desde o som cru até à música construída, através de paisagens sonoras, músicas tradicionais do mundo, misturando a electrónica e os sons acústicos, entre um cenário que se move e se multiplica.
Finalmente, no último sábado do mês, Cláudia Sousa traz a sua mala dos livros para uma nova sessão de leitura de contos para a infância. “Flores de Livro” terá lugar no dia 28 de Maio e inclui leitura, espaço para as crianças desenharem e a possibilidade de os meninos requisitarem livros para ler em casa ao longo do mês. Os bilhetes podem ser reservados pelos contactos habituais do TCSB.

COIMBRA A BRINCAR
Ainda em Maio, o Teatro da Cerca de São Bernardo acolhe duas iniciativas da Associação de Paralisia Cerebra de Coimbra (APCC), no âmbito da iniciativa “Coimbra a Brincar”: duas oficinas-espectáculo na manhã do dia 27 e a apresentação do livro “Cem linhas”, no bar do Teatro, na tarde do dia 28. As oficinas dirigem-se ao público escolar e requerem inscrição prévia; a apresentação do livro tem entrada gratuita.

Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo
Programação de Maio de 2016

LEITURA
Jacques e o seu amo, de Milan Kundera