“Lazariño de Tormes”, pelo Teatro do Morcego

Teatro do Morcego, "Lazariño de Tormes"

Teatro do Morcego, “Lazariño de Tormes”

TEATRO
Lazariño de Tormes
Teatro do Morcego
21 de Junho
sábado, 21h30
M/12 > 5 a 10 Euros

“A vida de Lazarino de Tormes e das súas fortunas e adversidades” foi publicado em 1554, 62 anos depois da descoberta da América. De autor desconhecido, o texto expõe as contradições e as injustiças da sociedade de uma época em que a “parte de leão” do ouro que chegava a Espanha ficava para os banqueiros alemães. Em contraste, o número de pessoas que viviam em situação de miséria extrema não parava de aumentar.
Celso Parada, director do Teatro do Morcego, deixou-se impressionar pela “insólita actualidade” da obra e transporta para o palco a história de Lázaro, um rapaz pobre de Salamanca que é obrigado a sair de casa e cresce como aprendiz de um pedinte cego.

O Teatro do Morcego
Companhia fundada em 1989 pelo actor e encenador Celso Parada e por Isabel Ávila.
Mantém desde então uma actividade constante, tendo sido distinguida com vários prémios, como o Prémio Compostela (“Misterio cómico” e “Doberman”) e o Prémio María Casares (“Lazariño de Tormes”). É actualmente companhia residente no Pazo de Cultura da cidade de Narón, no norte da Galiza.
Entre os espectáculos apresentados ao longo dos seus 25 anos, destaca-se “O burgués fidalgo”, de Molière, “Os vellos non deben de namorarse”, de Castelao, “A Gran ilusión”, de Eduardo de Filippo e “Morte accidental dun anarquista”, de Darío Fo, entre outros.
Em 2013, no âmbito da primeira edição da Mostra de Teatro Galego, trouxe a Coimbra, a Braga e a Évora o espectáculo “A función do tequila”, de Manuel Guede Oliva.

http://www.teatrodomorcego.com

Tags: ,

Comments are closed.