Flores de Livro encerra Sábados para a infância no TCSB

Cláudia Sousa regressa ao Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, no próximo sábado. Uma nova sessão de “Flores de Livro – leitura de contos para a infância” encerra o primeiro ciclo dos “Sábados para a infância no TCSB”, que vai de férias e regressa em Outubro.

flores de livro julho

Presença habitual nas manhãs de sábado do TCSB desde 2013, Cláudia Sousa volta esta semana a Coimbra. Como sempre, traz consigo uma mala cheia de livros e de histórias para contar às crianças, no ambiente intimista do bar do Teatro.
Desta vez, a propósito do Encontro Internacional “Porto de Contos”, que decorre no Porto e no qual será uma das convidadas, Cláudia Sousa inspira-se na tradição oral africana, que marca o conjunto das histórias seleccionadas.
Para além de estimular a criatividade e a imaginação dos seus pequenos ouvintes, o objectivo de “Flores de Livro” é criar o gosto pela leitura e a familiaridade com o livro enquanto objecto. As crianças são convidadas a manusear os livros e podem mesmo requisitar alguns para levar para casa até à sessão seguinte.
Na parte final de cada sessão são ainda colocados à disposição dos participantes materiais de desenho para que possam, eles próprios, ilustrar as histórias que acabaram de ouvir. A sessão começa às 11h00 e é aconselhável a reserva prévia de lugares, dada a lotação limitada da sala.

Cláudia Sousa
Formada pela Escola Superior de Educação de Coimbra, Cláudia Sousa (Viseu, 1975) tem uma larga experiência em actividades de animação para diferentes públicos, no âmbito da leitura e narração oral, expressão plástica, ilusionismo, entre outras. Entre 2003 e 2006, foi responsável pelo Serviço Educativo da Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Vila Nova de Paiva, e dinamizou a Biblioteca Móvel Itinerante EMA (Espaço Móvel de Animação). Ainda em Vila Nova de Paiva, desenvolveu actividades de animação no Auditório Municipal Carlos Paredes e colaborou na organização do I e do II Encontro Nacional de Serviço Educativo “Diferentes Leituras”. Desde Janeiro de 2013, é responsável pela dinamização do ciclo “Flores de Livro”, no TCSB.

LEITURA DE CONTOS PARA A INFÂNCIA
Flores de Livro
por Cláudia Sousa
25 de Julho