Embarcação do Inferno, de Gil Vicente: Sessão especial e palestra com José Bernardes

Em parceria com o Nova Ágora – Centro de Formação de Professores de Associação de Escolas e com o Projeto Cultural do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, e a propósito da nova temporada em Coimbra de “Embarcação do Inferno”, A Escola da Noite organiza na tarde do dia 11 de Janeiro (quarta-feira, 15h00), uma sessão especial do espectáculo, particularmente dirigida a professores/as do ensino básico e do ensino secundário da região mas aberta ao público em geral. Após a apresentação, o professor da Universidade de Coimbra José Bernardes, consultor científico do projecto, profere uma palestra sobre o mais conhecido texto de Gil Vicente e dinamiza um debate com a assistência e com a equipa artística do espectáculo.
Com entrada gratuita, a iniciativa é acreditada como Acção de Formação de Curta Duração. Para obterem o respectivo certificado, os/as docentes interessados devem efectuar a sua inscrição através da página do Nova Ágora  até ao próximo dia 8 de Janeiro.

O público em geral pode efectuar a sua reserva através dos contactos habituais do Teatro:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

“Embarcação do Inferno”, fotografia © Eduardo Pinto

Embarcação do Inferno, de Gil Vicente
apresentação do espetáculo, palestra e debate
ACD05-1/2022-23

Destinatários: Professores dos grupos de recrutamento 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350
Modalidade: Acção de Curta Duração
Duração: 3 horas (180 minutos)
Local: Teatro da Cerca de São Bernardo (Coimbra)
Período de inscrição: até 8 de Janeiro de 2023 23:59
Calendário: 11 de Janeiro de 2023

Acreditação: Ao abrigo do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de Maio

JOSÉ AUGUSTO CARDOSO BERNARDES
Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde lecciona Literatura Portuguesa do século XVI. De entre os autores que mais estudou, destacam-se Gil Vicente e Camões. Sobre o primeiro autor publicou vários livros, incluindo a sua tese de doutoramento (Sátira e Lirismo no teatro de Gil Vicente, Coimbra, 1995). Enquanto consultor científico, tem colaborado com várias companhias teatrais que têm levado à cena peças vicentinas, especialmente com A Escola da Noite (Coimbra) e o CENDREV (Évora). Outras publicações sobre Gil Vicente: “Revisões de Gil Vicente” (Coimbra, Angelus Novus, 2003), “Gil Vicente” (Edições 70, 2008).