David Desola, o autor de “A charca inútil”

david desola

 

David Desola (Barcelona, 1971) é um dos mais interessantes autores dramáticos espanhóis contemporâneos, com uma vasta obra escrita e apresentada por encenadores prestigiados como Blanca Portillo, Jesús Cracio ou Roberto Cerdá, entre outros.
É formado em Realização Cinematográfica pela Generalitat de Catalunya, crítico de cinema na revista “Temps Moderns” (publicada em Palma de Maiorca) e guionista de várias longas e curtas-metragens, premiadas em diversos festivais nacionais e internacionais.
Entre as suas peças mais importantes figuram “Baldosas” (Premio Marqués de Bradomín, 1999), “Suerte Suprema”, “Almacenados” (Premio Hermanos Machado, 2002), “Torero: Las tres últimas suertes de Antonio el Macareno” (em colaboração com Arturo Ruíz), “El conducto Gemelo”, “Siglo XX…. que estás en los cielos”, “Amor plautónico” e, claro, “La charca inútil” (Premio Lope de Vega, 2007). “No se elige ser un héroe” (2012) é a sua última peça, actualmente em digressão pela Espanha.

 

Mostra de Teatro Galego
A charca inútil
de David Desola
TEATRO DO ATLÁNTICO

Definido pelo autor como um “drama ao quadrado”, o espectáculo proposto pelo Teatro do Atlântico está longe de ser um melodrama. Pelo contrário: apesar de dura e profunda, a história proposta por David Desola é plena de sensibilidade, ternura e humor, conduzindo os espectadores por caminhos absolutamente imprevisíveis.
O sofrimento pela perda é abordado pelas personagens a partir da criação de mundos paralelos, na busca de um espaço de felicidade que lhes permita ir avançando e encontrar um novo horizonte para as suas castigadas realidades.
No fim do espectáculo, assegura o Teatro do Atlántico, os espectadores também hão-de crer que, apesar de tudo, podemos ser felizes.

TCSB
01 de Novembro de 2013
sexta-feira, 21h30

tradução Xosé Manuel Pazos Varela dramaturgia e direcção Xúlio Lago intérpretes Gonzalo Uriarte, Marcos Vieitez e María Barcala
M/12 > 1h30 > 5 a 10 Euros > espectáculo em galego, sem legendas

espectáculo apresentado no âmbito da Rede Culturbe – Braga, Coimbra e Évora

Tags: , , , ,

Comments are closed.