Citemor e Ana Biscaia no TCSB

A temporada do TCSB termina com dois espectáculos de dança contemporânea, trazidos pelo CITEMOR. Sónia Baptista apresenta “Wow” a 29 de Julho e Diana Niepce estreia “O outro lado da dança” a 5 de Agosto.
Ana Biscaia encerra o ano dos Sábados para a Infância com a oficina de ilustração “Bora lá ilustrar”, para crianças a partir dos 6 anos, que podem vir acompanhadas por adultos/as.

“Wow”, de Sónia Baptista (© Joana Dilão)

Estreado na Culturgest em Janeiro de 2022, “Wow” é uma criação de Sónia Baptista, em co-criação com Joana Levi, Gaya de Medeiros e Cire Ndiaye. O espectáculo propõe uma reflexão em torno das ideias de “belo”, “feio” e “sublime”. A criadora assume: “Estamos a trabalhar o mundo do avesso (…), o outro lado do belo e do feio, do feio que é belo. Porque há muita coisa sublime que é aterrorizadora.”
Na sinopse da peça recorda-se que, na Grécia antiga, “o belo e o bom eram considerados conceitos inseparáveis. A contemplação da beleza era suposto produzir não só maravilhamento e deleite, como também aproximar o espectador de um desejo de justiça e de um anseio por ideais superiores”. Ao longo dos tempos, contudo, “o culto da beleza tem tido também os seus detractores”, que a encaram como “uma mera distração do que realmente importa”: “Mais do que a beleza, é a feiura que nos leva a transcender a aparência da matéria e que abre a nossa mente para a verdadeira e assombrosa percepção do sublime. Como se tratasse de um choque transcendente, uma criação da mente em que o terror e o prazer se confundem”.
O espectáculo é apresentado no TCSB numa sessão única, a 29 de Julho, pelas 21h30.

“O outro lado da dança”, de Diana Niepce (© Alípio Padilha)

A 5 de Agosto, Diana Niepce apresenta em estreia e em co-produção com o TCSB “O outro lado da dança”. Um ano depois de ter apresentado nesta sala “Anda, Diana”, a bailarina e coreógrafa aprofunda a investigação sobre “o arquivo da dança” para “compreender a hierarquia que lhe organiza o corpo”. Falando sobre os caminhos que quer traçar com este novo projecto, Diana adianta: “compreender o segredo do movimento” e “de que forma o corpo encontra o seu lugar”; “olhar para a história e entender de forma experimentalista, no género da dança, a cronologia deste outro lado da dança e através dela desafiar o meu corpo”. Um corpo – acrescenta – “que aqui representa matéria e apresenta o mapeamento da representação dos invisíveis da história da dança”.
A sessão em Coimbra tem lugar às 21h30 e, como em todos os espectáculos do CITEMOR, o preço dos bilhetes é definido pelo espectador.

Ana Biscaia (© Ali Matay)

A ilustradora Ana Biscaia regressa ao TCSB já no próximo sábado, com a oficina “Bora lá ilustrar!”. Desta vez, a proposta gira em torno da poesia e das coisas que ela nos diz: “vamos ter de contar o texto, andar de mãos dadas com ele de um lado para o outro, tentar perceber o que diz, e acima de tudo sabermos o que queremos dizer a partir dele”. É para isso que serve a ilustração, diz Ana Biscaia: “dizer o que é importante dizer, acrescentar coisas ao que o texto já disse”. Para isso e, claro, “para brincar, para jogar com as palavras”.
Ao longo de uma hora e meia, as crianças (a partir dos 6 anos) vão ler poesia, ver ilustrações, perceber do que falam os poemas e então ilustrar, celebrando e traduzindo em desenhos as palavras que leram.
Também aberta a adultos/as acompanhantes, a oficina tem o custo de 10 euros (adulto+criança). A lotação é limitada, pelo que aconselhamos a inscrição prévia, pelos contactos do Teatro: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

DANÇA
Wow
SÓNIA BAPTISTA

29 de Julho de 2022