Auto dos Físicos: duas sessões especiais na próxima semana

Para assinalar o fim da primeira temporada em Coimbra de “Auto dos Físicos”, A Escola da Noite apresenta no Teatro da Cerca de São Bernardo duas sessões especiais do espectáculo, a 14 e 15 de Novembro (sexta e sábado).
Médicos e professores beneficiam de condições especiais de acesso, num fim-de-semana que fica ainda marcado pelo regresso da campanha “Jantar + Teatro”.

9fotos

O “Auto dos Físicos” foi escrito e representado pela primeira vez entre 1519 e 1524. Um padre “morre” de um amor não correspondido e quatro médicos (os “físicos”) visitam-no à vez, sugerindo estranhos remédios. Brásia Dias, a comadre que primeiro o tenta ajudar, um moço transformado em (fraco) alcoviteiro e um padre confessor que compreende “bem demais” o sofrimento do seu colega completam o leque de personagens desta divertida farsa, que termina com uma “ensalada” poética e musical, com referências a outras peças do autor e a elementos do cancioneiro tradicional.
A peça apresenta caricaturas de pessoas concretas – os quatro “físicos” correspondem a pessoas que realmente existiam e que o público facilmente reconhecia – mas é também, como quase toda a obra de Vicente, um retrato da corte, da Igreja e da sociedade portuguesas do século XVI em Portugal.

Uma língua viva
Como sempre faz nas suas incursões vicentinas, A Escola da Noite conjuga uma abordagem cénica contemporânea com o respeito incondicional pelo texto original. Cabe às restantes linguagens postas em cena (a gestualidade, a cenografia, os figurinos, os adereços, a música) o papel de ajudar a esclarecer os sentidos de algumas palavras que, ao longo dos 500 anos que nos separam de Gil Vicente, foram caindo em desuso. Para os casos mais difíceis, existe um glossário, distribuído gratuitamente aos espectadores, que inclui algumas notas sobre o contexto histórico em que o texto foi escrito e sobre as pessoas reais que Vicente imortalizou.
Esta opção acrescenta um atractivo adicional ao espectáculo: uma prazerosa descoberta ou redescoberta de palavras “estranhas” mas que fazem parte da vida e da riqueza da língua portuguesa.
Com encenação de António Augusto Barros, o espectáculo conta com as interpretações de Filipe Eusébio, Igor Lebreaud, Maria João Robalo, Miguel Magalhães e Sofia Lobo. O cenário recupera um objecto carismático da história da companhia – a caixa desenhada por João Mendes Ribeiro que tem acompanhado boa parte do percurso vicentino d’A Escola da Noite.

Condições especiais
O espectáculo é uma co-produção com a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, que assinala (e festeja) os 35 anos do Serviço Nacional de Saúde. No âmbito dessa colaboração os médicos beneficiam de condições especiais nestas duas sessões. Na compra de um bilhete a preço normal, têm direito a um segundo bilhete. Enquanto co-produtores do espectáculo e classe directamente visada pelas palavras de Vicente, os médicos são pois convidados a convidar um amigo para vir ao teatro com eles.
Com um interesse particular junto do público escolar, o espectáculo tem sido muito bem recebido pelos alunos e professores da Região. Em 2015 voltará a ser apresentado em sessões diurnas e A Escola da Noite quer que os professores possam preparar adequadamente a sua visita. Os professores do ensino básico e secundário têm por isso entrada gratuita nestas duas sessões.
Finalmente, A Escola da Noite e o Restaurante O Pátio assinalam este momento especial com o regresso da campanha “Jantar + Teatro”. Por apenas 12 Euros, pode jantar numa das mais bonitas praças de Coimbra e assistir ao espectáculo que foi censurado pela Inquisição!
Peça mais informações e faça as suas reservas pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

Auto dos Físicos
de Gil Vicente
pel’A Escola da Noite
encenação António Augusto Barros interpretação Filipe Eusébio, Igor Lebreaud, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Sofia Lobo cenografia João Mendes Ribeiro figurinos e adereços Ana Rosa Assunção luz Rui Valente som Zé Diogo apoio vocal Sofia Portugal vídeo Eduardo Pinto co-produção A Escola da Noite / Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos